A evolução tecnológica cearense atingiu mais um marco importante nesta semana. Uma parceria entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Brisanet irá garantir o acesso da Banda Larga 5G em Fortaleza e na Região Metropolitana ainda este ano. No total, mais de 200 mil pessoas em 168 comunidades serão beneficiadas com a ação, que terá investimento de R$ 146,1 milhões.
O projeto Periferias Conectadas foi anunciado nesta terça-feira (4), em cerimônia que contou com a participação da governadora em exercício, Jade Romero, do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, e do CEO da Brisanet, Roberto Nogueira. A iniciativa visa ampliar o acesso da população a tecnologias de informação mais modernas e aperfeiçoar as redes de telecomunicação.
Jade Romero, ressaltou que este é um passo importante em direção a um futuro mais igualitário. “O Estado do Ceará gosta de ser vanguarda, somos vanguarda na educação, somos vanguarda na proteção social e, agora, também somos vanguarda na conectividade, trazendo a universalização do 5G para a Grande Fortaleza”, pontuou. Além da capital, serão beneficiadas comunidades da Caucaia, Maracanaú e Maranguape.
Para Mercadante, o investimento nessa expansão é também investimento nos jovens cearenses. “Na pandemia, ficou claro a importância da internet, as crianças que não tinham um bom acesso perderam um ano na educação, simplesmente porque não tinham o acesso que os outros tinham. Mas estamos trabalhando para isso mudar. A luz do século XXI é a internet, principalmente para os jovens poderem estudar”, destacou o presidente.
A Brisanet ficará responsável pela instalação de 95 torres de telecomunicações e 95 ERBs (Estações Rádio Base) para a expansão da cobertura do Serviço Móvel Pessoal (SMP). Esses equipamentos serão capazes de fornecer o acesso ao 5G por meio da tecnologia FWA (acesso fixo sem fio, em tradução livre), que utilizará links de rádio entre uma torre de celular e o domicílio do cliente.
Junto das torres, também serão instalados 50.000 novos modems para perpetuar o sinal da banda larga para as casas dos beneficiados. Sobre os avanços no sistema de telecomunicações cearense, o CEO Roberto Nogueira, enfatizou a potência da conectividade em Fortaleza.
“Não existe periferia no mundo conectada com um bom 5G ou bem conectada com qualquer tecnologia. Hoje, a periferia de Fortaleza e cidades vizinhas têm a melhor infraestrutura de conectividade possível no mundo. Com esse projeto [Periferia Conectada] conseguimos viabilizar essas áreas que são desafiadoras”, pontuou.
Uma das pessoas que terão esse impacto positivo com a expansão do 5G no seu dia a dia é a professora Kawany Silva, de 19 anos. Ministrando aula de Ballet na periferia, a jovem destaca a diferença que uma internet de qualidade fará em sua vida.
“A internet chegou, em muitos desses lugares [periféricos] não faz tanto tempo. Então, é muito importante essa expansão. Normalmente, a gente não tem uma internet tão boa, temos uma internet que falha muito. E ter essa internet com mais qualidade, com melhor conforto pra gente, é bem importante”, externou a professora.