MENU

Com Arena Castelão entre os palcos, Brasil sediará a Copa do Mundo Feminina em 2027

O Brasil obteve 119 votos na eleição promovida no 74ª Congresso da Fifa
A decisão da Fifa foi anunciada em solenidade na madrugada desta sexta-feira (17). Foto: Divulgação/FIFA

O Brasil sediará a Copa do Mundo feminina em 2027. A decisão da Fifa foi anunciada em solenidade na madrugada desta sexta-feira (17). O Brasil obteve 119 votos na eleição promovida no 74º Congresso da Fifa. A candidatura tripla formada por Alemanha, Holanda e Bélgica conseguiu 78 votos.

“Vivemos hoje um dia histórico em Bangkok. Essa é uma vitória do futebol feminino mundial. Garanto a todos vocês que o Brasil fará a melhor Copa do Mundo Feminina da história”, comemorou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, principal responsável pelo sucesso da candidatura brasileira.

O técnico da seleção brasileira, Arthur Elias, acompanhou a comitiva presente no evento em Bangkok e compartilhou a alegria diante do resultado.

 “O Brasil, além da enorme paixão do seu povo pelo futebol, tem a maior jogadora de todos os tempos, um vice-campeonato mundial, tradição internacional no futebol feminino e vem nos últimos anos realizando uma série de investimentos na modalidade por parte da CBF, federações e clubes”, disse o treinador. 

Rafaelle, capitã da seleção brasileira, compartilhou a alegria de assistir e participar das históricas melhorias na modalidade. 

“Quando eu era criança e jogava com os meninos no campo de barro no sertão da Bahia, jamais imaginei que um dia essa poderia ser minha profissão. Não existia futebol feminino na TV e, por isso, eu nem sabia que essa era uma opção e Seleção Feminina de Futebol hoje é muito mais que o sonho individual de cada jogadora, é uma conquista coletiva de meninas e mulheres”, disse Rafaelle. 

A Copa do Mundo Feminina será realizada pela primeira vez na América do Sul. Antes, o Brasil organizou o Mundial masculino de 1950 e o de 2014. Por ser a anfitriã, a Seleção Brasileira já está classificada. A 10 ª edição da Copa do Mundo Feminina terá 32 países e será disputada em dez cidades.

Fortaleza está entre as dez cidades que receberão o mundial, o palco na capital cearense será a Arena Castelão. Além da Cidade da Luz, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Cuiabá, Manaus, Salvador, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo completam a lista.

História do Futebol Feminino o Brasil

Segundo se tem informações, a primeira partida de futebol disputada por mulheres foi em 1921 como uma forma de entretenimento durante uma celebração de festa junina em São Paulo. Entretanto, não se sabe se foi esse evento que popularizou  a modalidade no Brasil. 

Com o passar dos anos a modalidade foi considerada como “contra a natureza feminina” e em 14 de abril de 1941, foi criado um decreto que proibia as mulheres de praticarem alguns esportes, entre eles o futebol.  O decreto só foi revogado quase 40 anos depois, em 1979.

Apesar da proibição, times femininos foram se formando durante os anos. O Araguari Atlético Clube é considerado o primeiro clube do Brasil a formar um time feminino, que em meados de 1958, selecionou 22 meninas para um jogo beneficente em dezembro deste mesmo ano. 

O sucesso desta partida foi tão grande, que a revista “O Cruzeiro” fez matéria de capa sobre o acontecimento, pois até então, partidas femininas só ocorriam em circos ou em quadras de futsal. 

A primeira Seleção Brasileira de Futebol Feminino foi convocada pela CBF em 1988, para disputar, e vencer, o “Women’s Cup of Spain”.

36
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva
‘Evidências do Amor’, filme estrelado por Sandy e Fábio Porchat, tem ar de comédia romântica clássica
Relíquias de Santa Teresinha poderão ser visitadas por Fortaleza a partir desta quinta (25)
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Confira os horários das missas nas paróquias de Fortaleza durante a Semana Santa

Notícias relacionadas:

Design sem nome (14)
Esporte
“Tivemos dois erros”, diz Vojvoda sobre a derrota do Fortaleza para o Bahia nesta quinta (13)
Design sem nome (11)
Esporte
Fortaleza enfrenta o Bahia nesta quinta-feira (13) na Arena Fonte Nova, em Salvador 
GPwBjjNXcAAHuti--
Esporte
Ceará perde para o Vila Nova por 3 a 2 fora de casa
Design sem nome (57)
Esporte
Buscando ficar no G4 da Série B, Ceará enfrenta nesta segunda (10) o Vila Nova
logo-urbnews-redondo