Os municípios piauienses de Bom Princípio, Caraúbas e Murici dos Portelas iniciaram um projeto de destinação ambientalmente correta dos resíduos sólidos à Central de Tratamento de Resíduos de Buriti dos Lopes, nesta terça-feira (29).
Com isso, o Piauí possui cinco cidades que deixaram de depositar os resíduos em lixões a céu aberto. Para marcar o momento, foi promovido um evento pelo Grupo SN Ambiental, responsável pela administração da Central de Tratamento de Resíduos de Buriti dos Lopes.
O encerramento dos lixões é resultado do projeto “Zero Lixões – Por um Piauí Mais Limpo”, do Ministério Público do Piauí (MPPI). A iniciativa foi idealizada pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Caoma), coordenado pela promotora de Justiça Áurea Madruga.
A Promotoria de Justiça da Comarca de Buriti dos Lopes aderiu à iniciativa em 2022. Com isso, a promotora de Justiça Francineide Sousa, então titular da PJ de Buriti dos Lopes, iniciou o diálogo com os prefeitos de Buriti dos Lopes, Bom Princípio do Piauí, Caraúbas, Caxingó e Murici dos Portelas para que as cidades cumprissem a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
“Este é um momento importante e emblemático para os municípios dessa comarca. O que está sendo feito aqui fará a diferença na atual e nas futuras gerações. Parabenizo os gestores por cumprirem a Política Nacional de Resíduos”, disse a promotora Francineide Sousa.