MENU

Prefeitura entrega 50 bicicletas elétricas em Fortaleza nesta segunda-feira (3) como parte do projeto Bicicletar

De acordo com a Prefeitura, as e-bikes entram em operação gradativamente na capital cearense. Outros 50 modelos estão previstos para serem incorporados ao programa nos próximos dois meses, totalizando 100 bicicletas elétricas
Outros 50 modelos estão previstos para serem incorporados ao programa nos próximos dois meses, totalizando 100 bicicletas elétricas. Foto: Divulgação/Prefeitura de Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza entrega nesta segunda-feira (3) as primeiras 50 bikes elétricas do Bicicletar. A medida faz parte do Pedala Mais, que incentiva o uso do modal na Capital, e realiza um processo de modernização do projeto. A entrega acontece no Dia Mundial da Bicicleta, celebração instituída pela ONU em 2018. 

Além da modernização com bicicletas elétricas, o projeto visa, segundo a Prefeitura, a expansão para todas as 12 regionais de Fortaleza. O objetivo é ampliar o alcance e acessibilidade da iniciativa, com a inclusão de 105 novas estações e substituição de todos os equipamentos e componentes, incluindo as bikes, até o fim deste ano.

As chamadas e-bikes entram em operação gradativamente. As primeiras 50 unidades, segundo a prefeitura, serão distribuídas nas estações existentes e vão rodar a Capital de acordo com a utilização dos usuários, podendo estar disponíveis em qualquer estação. Outros 50 modelos estão previstos para serem incorporados ao programa nos próximos dois meses, totalizando 100 bicicletas elétricas.

Isabela Castro, coordenadora de Mobilidade da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) desta a importância da inclusão de novelas estações da cidade.

“A inclusão de novas estações em todas as regionais de Fortaleza visa democratizar o acesso ao sistema de bicicletas compartilhadas, incentivando o uso de meios de transporte alternativos e sustentáveis. Com a renovação das estações e a incorporação das bicicletas elétricas, o Bicicletar se consolida como uma ferramenta essencial para a mobilidade urbana, proporcionando mais opções de deslocamento para os cidadãos”, destaca.

E-bikes

Os equipamentos possuem autonomia para percorrer até 50 km e oferecem mais conforto e praticidade aos usuários, ampliando as possibilidades de uso diário. Equipada com pedal assistido, a e-bike é impulsionada a partir da pedalada do ciclista, que ativa o motor elétrico.

Assim, mesmo sem acelerador, o modelo possibilita diminuir o esforço da pedalada, tornando-o ideal para trajetos mais longos, em diferentes relevos ou para quem prefere uma viagem mais tranquila. As e-bikes ainda atendem à regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece o limite de velocidade desses veículos para 25 km/h.

Antônio Ferreira Silva, superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) , afirmou que a expansão do sistema Bicicletar é um avanço da mobilidade de Fortaleza.

“A entrega das e-bikes, junto à expansão do sistema Bicicletar, representa um grande avanço na mobilidade urbana de Fortaleza por meio da nossa política de ciclomobilidade, que é o Pedala Mais. Estamos investindo em um transporte sustentável e acessível, que atende às necessidades da nossa população e contribui para a melhoria da qualidade no deslocamento sobre duas rodas não-motorizado”, destacou.

Como utilizar uma bicicleta elétrica 

Para utilizar o sistema de bicicletas elétricas não precisa de um cadastro a parte do Bicicletar, o sistema é o mesmo das bicicletas regulares. Para retirar as e-bikes, os usuários poderão acessar o aplicativo do Bicicletar, disponível gratuitamente para Android e iOS. 

No app, os modelos estão indicados na tela para que o usuário possa escolher qual deseja ou reservá-lo para fazer a retirada depois. Ao confirmar a operação na tela do aplicativo, a luz verde da estação será ativada e a bicicleta poderá ser retirada. O sistema de travamento é o mesmo das bicicletas convencionais.

Também é possível utilizar os novos modelos por meio do Bilhete Único, aproximando o cartão no leitor do totem da estação. Neste caso, o visor indicará a posição liberada e, em seguida, o usuário deverá aproximar novamente o cartão para confirmar a operação. Por último, uma luz verde acenderá na estação para retirada da e-bike.

As bicicletas elétricas serão recarregadas pela empresa Serttel, que mantém o sistema. Todos os modelos possuem dispositivos de GPS e a empresa terá informações de localização e status da bateria em tempo real. Quando a carga estiver inferior a 30%, a empresa deverá fazer o recolhimento da bike elétrica para carregá-la e, após a conclusão da recarga, será devolvida para uso. Quando estiver descarregada, a e-bike funciona como uma bicicleta convencional, não sendo impulsionada pelo motor elétrico.

 Com informações da Prefeitura de Fortaleza.

28
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
‘Evidências do Amor’, filme estrelado por Sandy e Fábio Porchat, tem ar de comédia romântica clássica
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva
Relíquias de Santa Teresinha poderão ser visitadas por Fortaleza a partir desta quinta (25)
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Confira os horários das missas nas paróquias de Fortaleza durante a Semana Santa

Notícias relacionadas:

WhatsApp Image 2024-06-24 at 12.32.42
Ceará
São João de Fortaleza contará com 284 agentes de segurança nos três dias de festa
IMG_0549
Ceará
Ceará registra primeiro caso de febre oropouche; saiba os sintomas e como se prevenir 
chcina barroso
Ceará
Terceiro suspeito de chacina no Barroso, em Fortaleza, é preso
Sarto anuncia alta de três das oito crianças vítimas de tentativa de chacina no bairro Barroso, em Fortaleza
Ceará
Sarto anuncia alta de três das oito crianças vítimas de tentativa de chacina no bairro Barroso, em Fortaleza
logo-urbnews-redondo