MENU

Programa abre inscrições para cursos gratuitos de tecnologia no Ceará

O programa prevê formar milhares de cearenses para atuarem no mercado de novas tecnologias
público-alvo são estudantes de escolas, institutos e universidades localizadas em território cearense. Foto: Divulgação/ Prefeitura de Fortaleza

O programa “Residência em TIC 20/Capacita Brasil/C-Jovem”, uma parceria entre os governos federal e estadual, está com inscrições abertas até o próximo dia 10 para 2.200 vagas em cursos gratuitos de qualificação em Tecnologia no Ceará. O programa prevê formar milhares de cearenses para atuarem no mercado de novas tecnologias.

As capacitações disponibilizadas pelo programa neste primeiro momento são “Trilha de Ciência de Dados” (1.600 vagas) e “Trilha de Full Stack” (600 vagas), ambas em formato remoto. O público-alvo são estudantes de escolas, institutos e universidades localizadas em território cearense.

A iniciativa é coordenada nacionalmente pela Softex. No estado, a nível de C-Jovem, o programa está sendo articulado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), com a participação de diversos parceiros.

Segundo o Governo do estado do Ceará, as aulas devem iniciar já no mês de julho. Além disso, novas vagas, em vários cursos, serão lançadas e divulgadas em breve.

Os que desejarem se inscrever nos cursos precisarão estar matriculados em uma instituição de ensino médio, técnico, ou superior ou ter cursado o ensino médio em 3 anos.

As inscrições deverão ser efetuadas pelo link https://www.uece.br/agin/projetos/residencia-em-tic-20-capacita-brasil-c-jovem/. No ato da inscrição, o candidato precisará anexar cópia do CPF, RG, CNH ou Carteira de Trabalho, comprovante de residência atualizado ou declaração de residência, além do comprovante de escolaridade.

Sobre o programa

O programa “Residência em TIC 20/Capacita Brasil/C-Jovem” conta com recursos da ordem de R$ 34 milhões. Os investimentos são do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Lei de Informática, visando preparar profissionais capazes de desenvolver soluções para a indústria e para a transformação digital no País.

No Ceará, as atividades iniciaram ainda em 2022, com a capacitação de mais de 11 mil jovens de 174 Escolas Estaduais de Educação Profissional e de Tempo Integral, em 73 municípios. Em sua segunda etapa, a meta é qualificar 8.400 pessoas em cursos de extensão, ofertados por Instituições de Ensino Superior (IES).

“Queremos suprir a demanda das empresas e aumentar as possibilidades de empregabilidade e empreendedorismo dos nossos jovens, por meio de uma formação antenada com as necessidades do mercado”, pontua a titular da Secitece, Sandra Monteiro.

Participam desta etapa do programa, junto com a Secitece, as Secretarias de Estado da Educação (Seduc), do Desenvolvimento Econômico (SDE), do Planejamento e Gestão (Seplag), e do Trabalho (STE); e Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice); Uece, IFCE e UFC, Iracema Digital, Sebrae, FIEC/Senai, Fecomércio/Senac e Instituto Atlântico.

46
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
‘Evidências do Amor’, filme estrelado por Sandy e Fábio Porchat, tem ar de comédia romântica clássica
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva
Relíquias de Santa Teresinha poderão ser visitadas por Fortaleza a partir desta quinta (25)
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Confira os horários das missas nas paróquias de Fortaleza durante a Semana Santa

Notícias relacionadas:

Professores da UFC, UFCA e Unilab aprovam fim da greve nesta sexta (21)
Ceará
Professores da UFC, UFCA e Unilab aprovam fim da greve nesta sexta (21)
Ceará-estreia-segundo-voo-da-Gol-para-Miami-nesta-sexta-feira-(21)
Ceará
Ceará estreia segundo voo da Gol para Miami nesta sexta-feira (21)
WhatsApp Image 2024-06-21 at 08.45.45
Ceará
Bazar da Shein em Fortaleza abre novo lote de de vagas nesta sexta-feira (21)
Lula se refere a Bolsonaro como ‘praga de gafanhoto’ em evento do ‘Minha Casa, Minha Vida’, no Ceará
Ceará
Lula se refere a Bolsonaro como ‘praga de gafanhoto’ em evento do ‘Minha Casa, Minha Vida’, no Ceará
logo-urbnews-redondo