Fora dos campos da Arena Castelão, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) será responsável nesta quarta-feira (5) por uma operação com 45 agentes que visa garantir a fluidez do tráfego e a segurança da travessia dos torcedores antes, durante e depois do confronto que dá início a final da Copa do Nordeste entre Fortaleza e CRB, às 21h30.
Segundo a AMC, o controle do trânsito nas avenidas do Contorno, Alberto Craveiro, Paulino Rocha e na rotatória da praça esportiva terá início às 13h. Além disso, cones serão distribuídos em alguns trechos das vias para induzir a redução de velocidade e facilitar a travessia de pedestres.
Ao término da partida, o canteiro central da Avenida Paulino Rocha será aberto no trecho próximo ao portão de saída do estacionamento. O objetivo segundo a AMC é melhorar a fluidez dos veículos que seguem em direção à BR-116 em direção a outros bairros da cidade, como Cidade dos Funcionários e Aldeota.
Também estão previstos ajustes nos tempos de semáforos para otimizar o fluxo de veículos. A operação está programada para ser finalizada com a dispersão total da torcida, prevista para ocorrer por volta de 1h da manhã do dia seguinte.
Viaturas da AMC circulam no entorno da Arena Castelão para coibir condutas irregulares, como estacionar em locais proibidos, como passeios, garagens e ao lado de canteiros.
A AMC orienta os torcedores a redobrar a atenção às regras de circulação previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e obedecer à sinalização viária.
A Prefeitura de Fortaleza ainda informou que as principais vias de acesso ao estádio ainda serão monitoradas por câmeras da Central da Mobilidade para Preservação de Vidas no Trânsito do órgão.
Para a ocorrência de irregularidades no trânsito ou de sinistros, a população pode acionar o órgão pelo número 190, da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).