MENU

Dia D nacional de vacinação contra poliomielite será neste sábado (8) no Ceará

No Ceará, as ações serão realizadas entre a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e municípios que visam alcançar no mínimo 95% das crianças menores de cinco anos de idade
O objetivo do Dia D é alcançar o máximo número de pessoas em um curto intervalo de tempo. Foto: Divulgação/ Governo do Ceará

No próximo sábado (8) ocorre o Dia D nacional de vacinação contra a poliomielite em todo o País. No Ceará, as ações serão realizadas entre a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e municípios que visam alcançar no mínimo 95% das crianças menores de cinco anos de idade, o público-alvo da vacinação. Segundo o Governo do Ceará, os imunizantes estão disponíveis em mais de 2.500 salas de vacinação no território estadual.

A titular da Coordenadoria de Imunização (Coimu) da Secretaria da Saúde do Ceará, Ana Karine Borges, destacou que o objetivo do Dia D é alcançar o máximo número de pessoas em um curto intervalo de tempo.

“As doses da vacina contra a paralisia infantil já estão disponíveis nos postos de saúde desde 25 de maio. O Dia D tem o objetivo de alcançar o máximo de pessoas em um curto intervalo de tempo. É fundamental que mães e pais levem os filhos para se vacinar, basta conferir a programação do seu município e verificar o local de vacinação mais próximo da sua residência”, destacou.

Karine ressalta ainda a importância de levar as crianças aos postos de saúde, mesmo que os responsáveis acreditem que elas já tenham o esquema vacinal completo.

“Porque os profissionais de saúde irão fazer uma checagem para dar o reforço da vacina, caso seja necessário, e também conferir se as demais vacinas do calendário estão em dia”, pontua.

Ana Karine Borges reforça também que todos os imunobiológicos do Programa Nacional de Imunização (PNI) são seguros.

“Todas as vacinas ofertadas pelo SUS passam pelo controle da Anvisa e apresentam um perfil bom de segurança, sendo bem toleradas”, finaliza. A campanha, iniciada de forma antecipada pelo Ceará em 25 de maio, segue até 14 junho em todo o Brasil.

A poliomielite

A poliomielite, doença imunoprevenível de grande importância em saúde pública, está incluída no calendário nacional pelas sequelas permanentes, como a paralisia dos membros inferiores, e risco de morte. Ela é causada pelos poliovírus 1, 2 e 3.

No Brasil não se registra casos de poliomielite desde 1989. Em 1994, recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. No entanto, ainda há a circulação do vírus no mundo.

Em 2023, o Brasil foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC). Por isso, a importância da estratégia de vacinação que além de proteger as crianças, contribui com a erradicação da poliomielite.

22
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva
‘Evidências do Amor’, filme estrelado por Sandy e Fábio Porchat, tem ar de comédia romântica clássica
Relíquias de Santa Teresinha poderão ser visitadas por Fortaleza a partir desta quinta (25)
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Confira os horários das missas nas paróquias de Fortaleza durante a Semana Santa

Notícias relacionadas:

NOTICIAS-12
Ceará
Autoridades lamentam morte do ex-deputado e conselheiro do TCE Alexandre Figueiredo
NOTICIAS-6 (15)
Ceará
Morre ex-deputado e conselheiro do TCE Alexandre Figueiredo
image (56) (2)
Ceará
Piloto de buggy morre após passar mal e atingir uma pessoa em Camocim 
agefis-descarte-irregular-lixo
Ceará
Agefis autua 32 estabelecimentos por descarte irregular de lixo em Fortaleza
logo-urbnews-redondo