MENU

Fortaleza é a 6ª capital em melhor funcionamento da máquina pública, aponta ranking

A ferramenta utiliza 65 pilares para analisar municípios brasileiros com população acima de 80 mil habitantes, em um total de 410 cidades
O pilar Funcionamento da Máquina Pública contempla indicadores como custo da função administrativa. Foto: Divulgação/ Arquivo CMFor

Fortaleza é a 6ª capital brasileira com melhor desempenho no quesito funcionamento da máquina pública e a 2ª do Brasil em número de servidores com ensino superior, segundo oque catalogou o Ranking de Competitividade dos Municípios, realizado pelo Centro de Liderança Pública (CPL).

A ferramenta utiliza 65 pilares para analisar municípios brasileiros com população acima de 80 mil habitantes, em um total de 410 cidades.

O pilar Funcionamento da Máquina Pública contempla indicadores como custo da função administrativa; qualidade da informação contábil e fiscal; qualificação do servidor, tempo para abertura de empresas, e transparência municipal.

A confiabilidade e transparência das informações contábeis do Município são confirmadas pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), que premiou Fortaleza com o 1ª lugar entre todas as capitais do Brasil no último Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, divulgado em 2023.

Flávia Teixeira, secretária das finanças da Prefeitura de Fortaleza afirmou que os dados mostram a transparência e confiabilidade do Município

“Essa conquista mostra que os dados fiscais do Município são de inteira transparência e confiabilidade. Fortaleza atendeu a todos os critérios exigidos pela STN.” disse.

Ainda em 2023, a cidade conquistou outra marca importante no assunto, o selo prata do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), conferido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Entre mais de oito mil portais de entidades analisadas, apenas 16% alcançaram essa certificação de transparência.

Sobre a qualificação dos servidores, na Prefeitura de Fortaleza, 68% dos servidores efetivos têm nível superior e 53% completaram uma pós-graduação, mestrado ou doutorado. Os números colocam a Cidade como a segunda capital do Brasil em número de servidores com ensino superior, atrás apenas de Aracaju.

“Reconhecemos a competência do servidor municipal no nosso trabalho diário. É um time comprometido e qualificado. A gestão do prefeito José Sarto entendeu isso desde o início e investiu ainda mais em qualificação”, afirmou o secretário do planejamento, orçamento e gestão, João Marcos Maia

Segundo a prefeitura de Fortaleza, somente entre os servidores da Educação, foram concedidas 800 bolsas de mestrado e doutorado, cobrindo até 90% do valor da mensalidade.

Segundo a Prefeitura de Fortaleza política de capacitação financia atualmente, 54 servidores nos mestrados de Economia do Setor Público, da Universidade Federal do Ceará (UFC), Planejamento e Políticas Públicas, da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e na especialização Cidades Inteligentes, da Universidade de São Paulo (Usp).

“Custear o aprimoramento dos nossos profissionais é reconhecimento e valorização do trabalho e ao mesmo tempo, é benefício revertido para a população”, reforça o secretário João Marcos.

30
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva
‘Evidências do Amor’, filme estrelado por Sandy e Fábio Porchat, tem ar de comédia romântica clássica
Relíquias de Santa Teresinha poderão ser visitadas por Fortaleza a partir desta quinta (25)
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Confira os horários das missas nas paróquias de Fortaleza durante a Semana Santa

Notícias relacionadas:

Design sem nome (13)
Ceará
Turismo do Ceará tem melhor resultado do país em abril com crescimento de 6,8%
Design sem nome (12)
Ceará
Empresa espanhola projeta R$ 27 bilhões de investimento em hidrogênio verde no Ceará
Design sem nome (8)
Ceará
Mais de mil policiais irão reforçar segurança no Ceará a partir da próxima semana
Captura de Tela 2024-06-12 às 17.43.55
Ceará
Conheça a origem e o significado do Dia de Santo Antônio de Pádua, o “santo casamenteiro”
logo-urbnews-redondo