Para os casais românticos e aspirantes, o Dia dos Namorados é comemorado nesta quarta-feira (12). Em uma data tão especial, uma das programações mais típicas é a de aproveitar um bom filme romântico e acompanhar tramas de suspense, drama e comédias, misturadas com uma pitada de amor.
Por isso, a Urbnews formulou uma lista com os melhores filmes para se assistir nesta data tão cor de rosa, seja acompanhado do seu cônjuge ou junto da sua própria companhia. As indicações partes dos clássicos atemporais até produções mais recentes, com mesclas para diferentes gostos e estilos.
“Uma Linda Mulher” (1990) – Star+
Edward Lewis (Richard Gere), um homem rico e solitário, contrata a prostituta Vivian Ward (Julia Roberts) para ela se transformar em uma mulher elegante de alta sociedade e o acompanhar em compromissos sociais por uma semana. Edward e Vivian se apaixonam, mas viver em mundos diferentes faz com que o preconceito dos amigos do magnata contra a profissão da mulher coloque o amor dos dois em risco.
“Antes do amanhecer” (1995) – Max
Jesse (Ethan Hawke), um jovem americano, e Celine (Julie Delpy), uma linda francesa, se conhecem no trem para Paris, e começam uma conversa que os leva a fazer uma escala em Viena e ficar um pouco mais juntos, sem imaginar o que o destino os reserva.
“10 Coisas que Eu Odeio em Você” (1999) – Disney+
Um filme que dispensa apresentações. Lançado na virada para os anos 2000, este filme protagonizado por Julia Stiles e Heath Ledger marcou uma geração que tem esse como um dos melhores filmes românticos das últimas décadas.
Na trama, Bianca Stratford é bonita e popular, mas não pode namorar antes que sua irmã mais velha encontre um namorado primeiro. O problema é que nenhum garoto consegue chegar perto da irmã, Kat Stratford (Stiles). Para resolver a situação, um rapaz interessado em Bianca suborna um amigo com passado misterioso (Ledger) para sair com Kat e, quem sabe, tentar conquistá-la.
“Como Se Fosse A Primeira Vez” (2004) – Max
Um dos clássicos modernos mais reverenciados é estrelado por uma dupla inusitada. Adam Sandler e Drew Barrymore vivem um casal que precisa se apaixonar diariamente. Isso acontece devido a um problema de memória vivido pela personagem de Drew, que a faz reviver o mesmo dia, todos os dias. Por isso, cabe à Sandler conquistar a garota dos seus sonhos das maneiras mais criativas que imaginar.
“Cartas para Julieta” (2010) – Telecine
No filme, Sophie (Amanda Seyfried) e Victor (Gael García Bernal) viajam para Verona, na Itália, palco da história de Romeu e Julieta, para uma pré-lua de mel. Durante a viagem, ela encontra uma antiga carta de uma Julieta à procura de seu Romeu e decide ajudá-la.
“Querido John” (2010) – Amazon
John Tyree (Channing Tatum) é um jovem soldado que conhece Savannah Curtis (Amanda Seyfried), uma universitária em férias, por quem se apaixona. Os dois dão início ao romance, mas logo John precisa retornar ao trabalho no serviço militar, onde ficará durante um ano. Neste período, eles trocam cartas onde contam tudo o que acontece a cada novo dia.
“La La Land” (2016) – Star+
Nesta produção, que quase venceu o Oscar de Melhor Filme em 2017, o pianista de jazz Sebastian (Ryan Gosling), logo após chegar em Los Angeles, conhece a atriz iniciante Mia (Emma Stone) e os dois se apaixonam perdidamente. Em busca de oportunidades para suas carreiras na competitiva cidade, os jovens tentam fazer o relacionamento amoroso dar certo enquanto perseguem fama e sucesso.
“Como Eu Era Antes de Você” (2016) – Amazon Prime
Por necessidades familiares, a jovem Lou Clark (Emilia Clarke) assume o trabalho de ser cuidadora de Will Traynor (Sam Clafin), um homem que vive em um castelo. O jovem ficou paralisado após um acidente e por isso, não via perspectivas e felicidade na vida. Lou é animada e faz questão de transbordar o seu bom humor para o rapaz. Entre momentos e experiências, os dois se aproximam cada vez mais e compartilham sentimentos. Will volta a estar feliz e entender um pouco mais do sentido da vida.
“Para Todos os Garotos que Já Amei” (2018) – Netflix
Um dos queridinhos da nova safra de comédias românticas, o filme segue as aventuras amorosas de Lara Jean (Lana Condor). No ensino médio, a garota tem um hábito de escrever cartas para todos os garotos que já gostou de alguma forma, de modo que ela possa liberar o amor não correspondido ou que nunca foi falado para a pessoa.
Todas as cartas que já escreveu são guardadas em uma caixa. Um dia sua irmã mais nova acha as cartas e decide mandar para todos os destinatários, a fim de ajudar a irmã a ser correspondida por um deles ou apenas receber uma mensagem. Na manhã seguinte, Lara é confrontada por Peter Kavinsky (Noah Centineo), que recebeu uma de suas cartas.
Lara entra em pânico, mas Peter percebe que sua ex-namorada começou a ficar com ciúmes dele. Então ele decide fazer um pacto com Lara para que eles forjem um namoro para que Peter volte com sua ex. Mas será que o amor dos dois vai florescer em meio de mentirinhas?
“Todos Menos Você” (2023) – Max
Depois de um primeiro encontro incrível, a atração ardente de Bea (Sydney Sweeney) e Ben (Glen Powell) se torna uma relação fria – até que eles se reencontram no casamento de Claudia (Alexandra Shipp) e Halle (Hadley Robinson) em Sydney, na Austrália. Ao perceber que os outros convidados estão tentando juntá-los, eles decidem fazer o que dois adultos maduros fariam: fingem ser um casal, mesmo que não consigam suportar ficar perto um do outro.