A Universidade Estadual do Ceará (Uece) é a melhor do Norte/Nordeste em “Educação de Qualidade”, além de estar entre as 10 melhores do Brasil. As informações são do The Impact Rankings 2024, da Times Higher Education (THE).
A Uece é também destaque entre as instituições que mais buscam a “Redução de Desigualdades”, se posicionando em 1º lugar entre as estaduais do Norte/Nordeste.
Para o vice-reitor da Uece, professor Dárcio Ítalo Teixeira, a colocação nessa importante lista internacional é resultado dos esforços conjuntos.
“A educação de qualidade é grande fruto de uma intensa formação dos professores nos bacharelados e principalmente nas licenciaturas, que possui uma longa história de sucesso na nossa universidade; além da interiorização dos programas de pós-graduação, que vem fortificar essas licenciaturas. Temos atividades também de extensão, que dão grande suporte à qualidade do ensino e da pesquisa”, pontuou.
O Ranking de Impacto visa identificar as universidades que se destacam em Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Para o ranking de 2024, foram avaliadas 2.152 universidades de 125 países/regiões.
O resultado da pesquisa mostra que as melhores colocadas, como a Uece, não só se sobressaem em áreas individuais, mas também contribuem para o desenvolvimento sustentável global e demonstram seu compromisso em enfrentar desafios mundiais.
O gestor ressalta a importância do reconhecimento aos esforços da Uece no combate à desigualdade social.
“Somos o primeiro lugar entre as estaduais do Norte e Nordeste na redução das desigualdades sociais. Essa redução é fundamental em uma universidade pública e, para isso, temos aqui diversos programas como, por exemplo, a implementação de bolsas do Fecop para os estudantes em situação de vulnerabilidade social, com apoio do Governo do Estado”, disse.
O professor Dárcio completou, ainda, detalhando o projeto de acessibilidade que a universidade tem implementado e acredita que o projeto fez diferença para a melhoria da instituição.
“Tivemos um grande projeto de acessibilidade e estamos executando também projeto de inclusão social em nossos restaurantes universitários, que são subsidiados a um preço acessível para o estudante, possibilitando a permanência estudantil mais qualificada dentro da Universidade Estadual do Ceará. Isso faz a diferença!”, finalizou.




