MENU

Cirurgias eletivas gratuitas avançam em ritmo acelerado graças a programa do Governo do Ceará

Mais de 180 mil cirurgias eletivas já foram feitas em todo o Estado desde a criação do Programa Estadual de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas

PUBLIEDITORIAL | Cirurgia para quem precisa, o mais rápido possível. O Governo do Ceará criou o Programa Estadual de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas para diminuir a espera dos pacientes que precisam operar sem urgência. Desde abril de 2023, o programa já contemplou mais de 180 mil cirurgias eletivas em todo o Estado.

Com isso, o Ceará conseguiu compensar o represamento causado pela pandemia de Covid-19, que exigiu uma suspensão das cirurgias eletivas em prol da emergência sanitária que atingia a população. É o que explica o cirurgião geral Wlademir Roriz, diretor clínico do Hospital Estadual Leonardo da Vinci (HELV), hospital de referência para eletivas em Fortaleza.

“Foi visto essa demanda crescente e, como medida para tentar sanar e controlar essa demanda, foi criado um programa de cirurgias eletivas. A partir daí a Sesa fez uma análise das maiores filas, com as maiores demandas reprimidas, e essas cirurgias acabam sendo priorizadas, para que o paciente aguarde menos tempo possível”, Roriz detalha.

Em busca de qualidade de vida

Diariamente, centenas de cearenses são encaminhados para cirurgias que resolvem problemas de saúde de menor gravidade identificados em consultas médicas. São procedimentos que  podem melhorar e muito a qualidade de vida das pessoas, como remoção das amígdalas, tratamento de catarata ou colocação de prótese no quadril. 

No caso do Antônio Carlos, é a cirurgia de ombro que ele fez em dezembro de 2023 que irá aliviar as dores que sentia com movimentos simples do dia a dia. “Muita dor no braço, não podia levantar o braço porque a dor era insuportável”, conta. Em recuperação da cirurgia, ele espera ganhar de volta em breve a mobilidade que havia perdido.

Como no caso do aposentado, qualquer pessoa que deseja entrar na fila das cirurgias eletivas precisa se consultar com um médico especialista e ser orientado sobre a necessidade de operação. Em seguida, ele é encaminhado para um cirurgião, que irá avaliar a urgência do procedimento e então encaminhar para a unidade e equipe cirúrgica.

“Os pacientes que aguardam por cirurgias eletivas no Estado são cadastrados em um sistema único que é gerenciado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa)”, afirma o médico Wlademir Roriz. “À medida que nós aceleramos a resolução dessa pendência cirúrgica destes pacientes, trazemos uma melhor qualidade de vida para eles”, reflete.

As especialidades contempladas pelas eletivas são: cirurgia geral, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, gastroenterologia, ginecologia, urologia, nefrologia, neurologia e vascular. Os procedimentos podem ser feitos em clínicas, hospitais-polo, hospitais municipais e outros equipamentos de saúde que se inscreveram por meio de chamamento público.

Como acompanhar 

Informações sobre posição na fila e atualização do cadastro podem ser encontradas no Ceará App ou no Saúde Digital. A atualização constante desses dados permite que a pessoa seja localizada e, quando contatada, receba as explicações necessárias para a realização de procedimentos, como agendamento de consultas pré-cirúrgicas.

O paciente também pode entrar em contato com a equipe do plantão de cirurgia 24h por meio dos números: (85) 3219-6073 / (85) 3219-9366 / (85) 3101-2610 / 0800 280 5110. O atendimento por telefone ou Whatsapp funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

Cuidar das pessoas, transformar vidas

O Programa Estadual de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas é o tema do quinto episódio da série publieditorial “Cuidar das pessoas, transformar vidas” da Urbnews, que dá nomes e rostos a pessoas cujas vidas foram mudadas para melhor com programas recentes do Governo do Ceará.

Os episódios são lançados com vídeos completos no YouTube, além de chamadas nas telas e painéis DOOH por toda a cidade, Instagram, Facebook, TikTok e Twitter, e matérias contextualizadas no portal.

156
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Prefeitura de São Luís celebra aniversário da cidade com semana de shows e grandes atrações
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Teresina não terá aumento da passagem de ônibus, anuncia secretaria
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
‘Evidências do Amor’, filme estrelado por Sandy e Fábio Porchat, tem ar de comédia romântica clássica
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva

Notícias relacionadas:

DOMUM0095T01
Cuidar das Pessoas, transformar vidas
Capacitações gratuitas do Governo do Ceará facilitam a entrada no mercado de trabalho
REKIM-120240611_8310T01
Cuidar das Pessoas, transformar vidas
Com cursos gratuitos na Escola de Gastronomia, Governo do Ceará capacita empreendedores como Aldenir
Governo do Ceará oferece formação e capacitação em cursos profissionalizantes para os cearenses
Cuidar das Pessoas, transformar vidas
Com capacitação adquirida em curso do Governo do Ceará, David agora ensina robótica
DOMUM0083T01
Cuidar das Pessoas, transformar vidas
Governo do Ceará oferece formação e capacitação em cursos profissionalizantes para os cearenses 
logo-urbnews-redondo