Uma iniciativa no estado do Amazonas tem refrescado o público e oferecido uma consciência ambiental que chama a atenção. Durante o Festival de Parintins, uma ação do projeto ‘Recicla, Galera’ convida moradores e turistas para trocar resíduos recicláveis por flal, como é conhecido o dindin na região.
A ação, intitulada ECOrotas, funciona com Pontos de Entrega Voluntária (PEV) de materiais recicláveis. O projeto atua de forma itinerante por Parintins, percorrendo diversos pontos turísticos, bares, restaurantes e principais avenidas da cidade ao longo do dia.
“A ideia é que a gente consiga, cada vez mais, inserir essa atividade como algo natural, que faz parte da diversão, das brincadeiras e do viver o Festival de Parintins”, disse a secretária executiva-adjunta de gestão ambiental da Sema, Fabrícia Arruda.
Segundo o Governo do Estado, ao todo, são duas rotas ecológicas que circulam juntas pelos principais pontos da cidade, recolhendo resíduos da população e incentivando a circulação.
Os agentes ambientais da ECOrotas mobilizam os turistas e torcedores a descartarem corretamente os resíduos. Quem aderir às ações e entregar duas latinhas ou duas garrafas PET ganha um flal.
O projeto ‘Recicla, Galera’ é, ainda segundo o governo estadual, a maior iniciativa ambiental do Festival de Parintins, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Sema, e o Sistema Coca-Cola Brasil. A execução operacional é realizada pelo Impact Hub Manaus.
Com informações da Agência Amazonas