PUBLIEDITORIAL | A simples existência de vagas de trabalho não é suficiente; é fundamental que as pessoas tenham acesso a oportunidades de formação e capacitação para que possam ocupar esses postos. Com isso em mente, o Governo do Ceará está, constantemente, oferecendo uma vasta gama de cursos profissionalizantes.
Impulsionada na atual gestão, essa iniciativa busca preparar os cidadãos de forma abrangente, equipando-os com as habilidades necessárias para ingressar e prosperar no mercado de trabalho, além de fomentar o desenvolvimento econômico e social do estado como um todo.
Essa oferta de cursos profissionalizantes acontece por meio de várias pastas e organizações sociais vinculadas ao Governo, como a Secretaria do Trabalho (SET) e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), que atua por meio da Universidade do Trabalho Digital (UTD) e do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), por exemplo.
Foi no Centec que o universitário David de Sousa, de 34 anos, descobriu sua paixão e vocação pela programação e robótica. A partir de cursos básicos e avançados de Arduíno, ele pôde se especializar nesse ramo e agora dá aulas para educadores no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), onde estuda para ser professor de física.
“Foi no curso de Arduíno no Instituto Centec Fortaleza que eu consegui ver, bem distante, como um jovem pobre de periferia poderia superar a pobreza por meio da educação pública. Em março consegui meu primeiro emprego remunerado como professor ganhando um salário inicial de 2400 reais, trabalhando 2 horas por dia”, David reflete.
Mão na massa
Foi com a intenção de aprimorar suas habilidades culinárias e poder abrir um negócio no ramo alimentício que Aldenir buscou um curso de panificação na Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), um equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) com sede em Fortaleza.
Lá, ele aprendeu não só as melhores técnicas para manusear alimentos, mas também como se tornar um empreendedor de sucesso. “O curso proporciona um ensino muito rico em fazer produtos da maneira correta. E isso me ajudou muito no empreendimento que tenho. Corrigi todos os erros e hoje eu estou bem no meu negócio”, conta.
Assim como outras organizações dentro do Governo do Ceará, a Escola de Gastronomia oferece diversos cursos profissionalizantes gratuitos ao longo do ano, com inscrições disponíveis online e presencialmente para vários grupos da população adulta, especialmente para aqueles com Ensino Médio completo ou em andamento.
“A Escola de Gastronomia Social foi criada como uma política pública pioneira no País. A gente tem uma estrutura de primeiro mundo, com equipamentos, utensílios, tudo aquilo que vai dar ao jovem, ao aluno, a possibilidade de ir para o mercado de trabalho com um diferencial qualificado”, afirma Selene Penaforte, superintendente da EGSIDB.
Para saber mais sobre todos os cursos que são oferecidos na rede pública estadual, basta acompanhar as redes do Governo do Ceará e suas secretarias ou fazer uma busca por cursos gratuitos em www.ceara.gov.br.
Cuidar das pessoas, transformar vidas
Os cursos gratuitos de capacitação são temas do sexto e último episódio da série publieditorial “Cuidar das pessoas, transformar vidas” da Urbnews, que dá nomes e rostos a pessoas cujas vidas foram mudadas para melhor com programas recentes do Governo do Ceará.
Os episódios são lançados com vídeos completos no YouTube, além de chamadas nas telas e painéis DOOH por toda a cidade, Instagram, Facebook, TikTok, Twitter e matérias contextualizadas no portal.