A Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi) desenvolveu recentemente um sistema que gerencia demandas da sociedade para com o Estado, com o objetivo de facilitar a comunicação entre a comunidade e o governo.
O Sistema de Atendimento aos Movimentos Sociais (Siamos) foi desenvolvido para a Secretaria de Estado das Relações Sociais (Seres). Segundo a secretária da Seres, Núbia Lopes, a Etipi foi solicitada para pensar a tecnologia diante da necessidade de uma melhor gestão de demandas.
“Demandamos a Etipi para nos ajudar a criar um sistema que vem nos auxiliar aqui na nossa gestão de forma digital, onde poderemos receber as demandas dos movimentos sociais, da sociedade civil organizada cadastrada aqui na nossa secretaria e, a partir das demandas que eles apresentarem, de onde eles estiverem, a gente faz o despacho e busca uma solução”, afirmou a secretária.
Núbia explica ainda que o sistema também proporciona o acompanhamento dos processos como um todo.
“Nesse sistema, eles vão poder acompanhar desde o início até a conclusão do processo. Essa forma de trabalhar vai nos ajudar a agilizar os processos, a dar transparência à gestão e também otimizar o tempo tanto dos movimentos sociais como da nossa equipe”, explicou.
O tech lead da Etipi, Luis Fernando, informa que o Siamos foi desenvolvido com as tecnologias mais atuais do mercado, buscando disponibilizar uma excelente performance para o usuário e alta segurança dos dados cadastrados.
“Nós utilizamos para o front-end o Next com JavaScript, e para o back-end utilizamos o framework Spring Boot com Java. São tecnologias muito ágeis, escaláveis, que vão garantir uma grande performance para o sistema e também garantir uma grande resiliência. Não importa quantas pessoas se cadastrem lá, ele vai conseguir garantir uma boa homologação para essas pessoas”, afirmou Luis Fernando.
Com informações do Governo do Piauí