Políticos brasileiros, de diferentes pontos do espectro político esquerda-direita, usaram suas redes sociais para repercutir o ataque a tiros contra o ex-presidente Donald Trump durante um comício nos EUA neste sábado (13).
O presidente da República, Lula da Silva (PT), logo após o ataque, condenou o ato e o chamou de inaceitável. “O atentado contra o ex-presidente Donald Trump deve ser repudiado veementemente por todos os defensores da democracia e do diálogo na política. O que vimos hoje é inaceitável”, escreveu o petista.
Já o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), postou uma foto de Donald Trump ferido e escreveu: “- Nossa solidariedade ao maior líder mundial do momento. – Esperamos sua pronta recuperação. – Nos veremos na posse. – Jair Bolsonaro.”
Confira todas as repercussões feitas pelos políticos brasileiros.
Sobre o ataque
Donald Trump, 78, foi ferido após um tiros serem disparados contra ele durante um comício em Butler, no estado da Pensilvânia. Segundo o ex-presidente, ele foi atingido por uma bala que perfurou a parte superior da sua orelha direita. A campanha do republicano diz que ele passa bem. O incidente está sendo investigado como uma tentativa de homicídio.
Um participante do comício foi morto e outros dois estão feridos em estado grave, segundo o Serviço Secreto dos EUA. O atirador suspeito foi morto pelo órgão.
O FBI, a polícia federal americana, assumiu a liderança da investigação. A divisão de segurança nacional do Departamento de Justiça deve abrir uma investigação também, segundo o New York Times. Isso significa que o incidente está sendo tratado como uma tentativa de assassinato com implicações para a segurança nacional, diz o jornal.
Com informações da Folhapress