Aconteceu nesta terça-feira (16) a coletiva de imprensa onde o Plano Operacional do Fortal foi divulgado. Na ocasião, medidas preventivas contra roubos e furtos foram umas das principais preocupações das policias presentes.
O delegado Harley Filho, titular da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional da SSPDS, a COPOL, explicou o novo “Meu celular”, suporte para quem tiver seu celular furtado durante a folia.
“O Meu Celular será uma inovação no Fortal em si. Será montado um estande para recepcionar as pessoas que tenham o celular estraviado, roubado, ou somente para que haja uma antecipação. Ou seja, se eu vou para um evento de grande fluxo, no caso o Fortal, eu já faço um pré-cadastro para que se aconteça algo dentro do contexto já haja um alerta”, esclarece o coordenador.
Além disso, o entorno do evento contará com o reforço total de 885 profissionais das Forças de Segurança do Ceará nos quatro dias de folia.
Outras medidas de segurança
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) disponibilizará 48 bombeiros militares para atuar nos quatro dias da festa. Uma viatura de combate ao incêndio, uma viatura de resgate e uma viatura de comando estarão disponíveis no local. Já a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) contará com oito profissionais.
O evento também terá 45 brigadistas civis, 600 seguranças privados, 480 agentes da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), 208 profissionais da Guarda Municipal de Fortaleza, além de 112 colaboradores da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).
Tenda Lilás
Durante os quatro dias de evento, um espaço de acolhimento para mulheres e para o encaminhamento de ocorrências por importunação sexual estará disponível das 19 às 04 horas. No local, ações educativas sobre ocorrências de homofobia, lgbtfobia ou de gênero também serão realizadas. Policiais militares, lotados no Comando de Proteção e Apoio às Comunidades (Copac) da PMCE, e policiais civis reforçarão as ações no Posto Avançado.
Estande “Meu Celular”
Para facilitar a recuperação de aparelhos celulares em caso de perda, furto ou roubo, um estande do Programa Meu Celular será disponibilizado durante o evento. O intuito é cadastrar os celulares no site www.meucelular.sspds.ce.gov.br, disponibilizado pelo Governo do Ceará. É importante ressaltar que durante os quatro dias de evento ocorrerá a buscas e revistas na saída dos foliões. O intuito é coibir ações criminosas no evento.
Estiveram presentes na coletiva representantes da SSPDS e de suas vinculadas: o delegado Harley Filho, coordenador da Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS; o coronel Kilderlan Nascimento, coordenador da Coordenadoria Geral de Operações (CGO) da PMCE; o delegado Alexandre Ferraz, do Departamento Técnico Operacional (DTO) da PCCE; e o coronel Anderson Viana, comandante do Comando de Bombeiros da Capital (CBC) do CBMCE.