Na noite desta quinta-feira (19), um forte terremoto de magnitude 7,3 atingiu o norte do Chile e assustou moradores das zonas Oeste e Sul de São Paulo (SP). Segundo relatos de pessoas nas redes sociais, o abalo sísmico também foi sentido em cidades do Paraná e Santa Catarina.
O epicentro do tremor foi na região de Antofagasta, próxima ao deserto do Atacama, na fronteira com Bolívia e Argentina. De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o tremor ocorreu a 126 km de profundidade. O serviço hidrográfico chileno descartou alerta de tsunami, afirmando que “o tremor não reúne as condições necessárias para gerar ondas gigantes na costa do país”.
No Brasil, embora o terremoto tenha refletido em algumas cidades, os tremores foram de baixa intensidade, apresentando riscos mínimos de danos. Brasileiros usaram as redes sociais para publicar vídeos de plantas e objetos balançando nas casas impactadas. A alta magnitude do abalo e a composição sedimentar das bacias do Paraná e de São Paulo são os principais pontos que explicam porque o fenômeno foi sentido no país.