Um banhista está desaparecido após possível afogamento na região da Praia do Meireles, em Fortaleza Segundo um amigo da vítima, presente no momento do acidente nesta quarta-feira (24), informou que o banhista é morador de Maracanaú, na região Metropolitana de Fortaleza. As buscas pelo banhista seguem sendo feitas.
De acordo com informações da Guarda Municipal de Fortaleza, imagens captadas pela central avistaram o banhista em alto mar, na Avenida Beira-Mar, próximo ao número 4000.
A companhia informou que a Inspetoria de Salvamento Aquático (ISA), atendeu, na tarde desta quarta-feira (24), uma ocorrência de afogamento à um banhista. A equipe foi acionada pela Central de Operações Integradas. A instituição ainda confirmou que as buscas seguem sendo feitas em parceria com o Corpo de Bombeiros.
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer/SSPDS) foram acionadas para uma ocorrência de possível afogamento, na tarde desta quarta-feira (24), no bairro Mucuripe – Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1) de Fortaleza. Diligências estão em andamento.
Confira Nota Completa da Guarda Municipal
A Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), por meio da Inspetoria de Salvamento Aquático (ISA), atendeu, na tarde desta quarta-feira (24/07), uma ocorrência de afogamento à um banhista. A equipe foi acionada pela Central de Operações Integradas.
De acordo com as imagens captadas pela central, o banhista estava em alto mar, na Avenida Beira-Mar, próximo ao número 4000
Os guardas-vidas, em parceria com o Corpo de Bombeiros, estão em buscas da vítima. A ocorrência continua em andamento.
Dia mundial da Prevenção do Afogamento
Nesta quinta-feira (25) é o dia mundial da Prevenção do afogamento. Segundo o Ministério do Turismo a cada dia 15 pessoas morrem vítimas de afogamento no Brasil, sendo que três delas são crianças. As ações de prevenção são as de maior importância na redução da mortalidade por afogamento. Além de se atentar aos avisos nos locais, os turistas podem adotar cuidados nas atividades de lazer, trabalho, ou esportes praticados na água.
Conheça algumas dicas do Ministério do Turismo feitas em parceria com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa):
1. Nade sempre perto de um guarda-vidas.
2. Pergunte ao guarda-vidas o melhor local para o banho.
3. Não superestime sua capacidade de nadar – 46.6% dos afogados acham que sabem nadar.
4. Tenha sempre atenção com as crianças.
5. Nade longe de pedras, estacas ou piers.
6. Evite ingerir bebidas alcóolicas e alimentos pesados, antes do banho de mar.
7. Crianças perdidas: leve-as ao posto de guarda-vidas
8. Mais de 80% dos afogamentos ocorrem em valas. A vala é o local de maior correnteza, que aparenta uma falsa calmaria que leva para o alto mar. Se você entrar em uma vala, nade transversalmente à ela até conseguir escapar ou peça imediatamente socorro.
9. Nunca tente salvar alguém em apuros se não tiver confiança em fazê-lo. Muitas pessoas morrem desta forma.
10. Ao pescar em pedras – observe antes, se a onda pode alcançá-lo.
11. Antes de mergulhar no mar – certifique-se da profundidade.
12. Afaste-se de animais marinhos como água-viva e caravelas.
13. Tome conhecimento e obedeça as sinalizações de perigo na praia.