O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, demonstrou o seu apoio à atual vice-presidente Kamala Harris à sua pré-candidatura para a presidência do país. Em uma publicação feita na rede social X (antigo Twitter), nesta sexta-feira (26), o democrata afirmou que Harris será “uma presidente fantástica”.
A declaração de Obama foi publicada junto de um vídeo também postado na conta pessoal de Harris. Nas filmagens, a esposa do ex-presidente, Michelle Obama, liga para a atual vice e afirma estar orgulhosa dela.
“Nós ligamos para dizer que Michelle e eu não poderíamos estar mais orgulhosos em apoiar você e vamos fazer tudo o que nós pudermos para que você passe por essa eleição, e chegue ao Salão Oval (gabinete do presidente dos EUA)”, declara Barack Obama no vídeo.
Na mensagem escrita no X, o ex-presidente sugere que a ligação ocorreu há alguns dias. “Mais cedo nesta semana, Michelle e eu ligamos para nossa amiga Kamala Harris. Nós dissemos a ela que nós achamos que ela será uma presidente dos EUA fantástica e que ela tem nosso total apoio”, escreveu.
O apoio de Obama à Harris era esperado pelos aliados da vice no partido democrata. Segundo a Reuters, os dois já haviam firmado parceria para as eleições deste ano há algumas semanas. Contudo, a agência especula que a demora para uma manifestação pública de Barack se deve à sua longa amizade e parceria com o atual presidente, Joe Biden.
Obama apoia decisão de Biden
No último domingo (21), quando Biden anunciou que estaria oficialmente retirando seu nome da pré-candidatura à presidência dos EUA, Obama endossou a decisão e afirmou que estaria disponível para dar apoio à nova geração de candidatos.
“Por enquanto, Michelle e eu só queremos expressar nosso amor e gratidão a Joe e Jill [primeira-dama dos EUA] por nos liderarem com tanta habilidade e coragem durante esses tempos perigosos — e por seu comprometimento com os ideais de liberdade e igualdade nos quais este país foi fundado”, reforçou.
Além de Obama, Kamala também recebeu o apoio de outro ex-presidente. Bill Clinton endossou a atual vice com uma carta aberta que assinou em conjunto com sua esposa, Hillary Clinton, que concorreu à presidência contra Trump em 2016.
Por mais que seja a preferida para ser a candidata do partido democrata às eleições, ela ainda precisa ser oficialmente ratificada. Cerca de 4.000 delegados democratas, reunidos em Chicago de 19 a 22 de agosto, escolherão o candidato do partido. Para vencer, Harris precisa do apoio de 1.969 diligentes para garantir sua indicação.