O Brasil é o segundo país com mais roubos de dados de cartões de pagamento (crédito e débito) no mundo, com 39.334 cartões com informações roubadas. Os dados são de uma pesquisa realizada pela NordVPN .. Os Estados Unidos ficaram em primeiro lugar com 73.001.
Os dados do estudo mostraram que mais de 600 mil dados de cartões de crédito foram comprometidos em todo o mundo, e que as informações destes cartões foram colocadas à venda na dark web.
A dark web é uma página de rede anônima na internet de difícil acesso, por lá diversos dados de pessoas são disponibilizados em sites de forma ilegal.
A pesquisa ainda apontou que esses dados são invadidos a partir de malwares que não roubam apenas os detalhes financeiros das vítimas, mas também as informações de preenchimento automático dos usuários e as credenciais da conta. Essa gama de informações abre espaço para mais golpes que vão desde roubo de identidade a ciber extorsão.
Veja o top 5:
- Estados Unidos: 73.001 cartões com informações roubadas;
- Brasil: 39.334 cartões com informações roubadas;
- Índia: 35.285 cartões com informações roubadas;
- México: 26.680 cartões com informações roubadas;
- Argentina: 25.283 cartões com informações roubadas.
Como se proteger contra malwares:
Aprenda a identificar golpes de phishing: Os e-mails e textos de phishing geralmente são responsáveis por infecções por malwares. Conhecer os sinais mais comuns de phishing é fundamental.
Use a Proteção Contra Ameaças: A Proteção Contra Ameaças é uma funcionalidade avançada de cibersegurança. Ela bloqueia sites perigosos e verifica arquivos ao baixá-los para evitar infecções por malwares.
Use senhas fortes: Criar senhas únicas longas e complexas ajuda a proteger suas contas. Para uma gestão de senhas fácil e segura, considere usar o NordPass.
Proteja contas com a MFA: Configurar a autenticação multifator nas suas contas adiciona uma camada extra de segurança, o que pode ser incrivelmente útil se alguém conseguir suas credenciais.
Evite baixar arquivos suspeitos: Os malwares geralmente se escondem em arquivos não oficiais baixados. Evite baixar softwares, aplicativos ou atualizações de fontes não oficiais. Baixe-os sempre de lojas de aplicativos ou sites oficiais.
Use ferramentas de monitoramento da Dark Web: Um Dark Web Monitor verifica continuamente suas credenciais na Dark Web e envia um alerta se seu e-mail aparecer em um banco de dados vazado.