Um terremoto de magnitude 5,3, na escala de Richter, atingiu Portugal, na madrugada desta segunda-feira (26). Os dados são do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). De acordo com as informações, o tremor teve início às 5H11 (horário local) a uma profundidade de 16 km.
O abalo foi sentido em várias cidades do país, toda a região de Lisboa, incluindo a capital, Oeiras, Loures e Almada, foram algumas das áreas atingidas. Nas redes sociais, vários moradores compartilharam ter acordado após sentirem o chão tremer.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) indicou que o tremor não deverá causar muitos danos, os estragos esperados são “muito leves”, mesmo na zona de maior impacto.
Em um comunicado, o governo português confirmou que “não há registo de danos pessoais ou materiais até ao momento”, e pediu para que a população mantenha a calma.
“Apelamos à população para que mantenha a serenidade e siga as recomendações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil”, diz a nota.
O governo informou, ainda, que mais informações devem ser “atualizadas ao longo da manhã, designadamente pelo IPMA e pela Defesa Civil”.
Segundo o governo, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, na função de primeiro-ministro, visitará a Autoridade Nacional da Defesa Civil às 9h (horário local).