O atleta de fisiculturismo Matheus Pavlak, de 19 anos, que morreu em Blumenau (SC) no último domingo (1º) após sofrer uma parada cardiorrespiratória em casa, começou a praticar exercícios em 2019 por causa da obesidade. A informação foi confirmada pelo seu ex-treinador, Lucas Chegatti, em entrevista para o portal g1.
Conforme o profissional, o jovem pegou gosto pelos treinos com o emagrecimento mais acentuado em 2022. Já em 2023, passou a se dedicar para as competições como fisiculturista.
O personal e o jovem atleta se conheceram em 2022, em uma academia de Blumenau. Foi o treinador que fez o convite para o jovem competir. Os dois trabalharam juntos entre julho de 2022 até setembro de 2023.
Pavlak é lembrado pelo ex-treinador como um jovem dedicado, disciplinado e muito educado. Filho do 2º Sargento da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), Joel Marcelino Pavlak, ele também foi descrito como fã dos próprios amigos, segundo o ex-treinador.
“Não tinha uma pessoa se quer que não gostava dele na academia. Ele era muito amoroso, atencioso, um cara extremamente obcecado e determinado em vencer. Ele tinha uma mente de campeão”, disse Chegatti.
No último domingo, o helicóptero do Arcanjo 03 chegou a ser acionado junto com o Serviço de Urgência e Emergência (Samu), mas Matheus foi encontrado morto em casa, segundo o Corpo de Bombeiros Militar.
Nas redes sociais, o jovem mostrava a rotina de treinos e competições. Colegas e amigos usaram a internet para se solidarizar com a família do atleta. O velório e sepultamento de Matheus aconteceram nesta segunda-feira (2).