A conta de luz da população cearense vai aumentar 15%, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O aumento ocorre devido à bandeira vermelha faixa 2 que entrou em vigor a partir do dia 1° de setembro. O aumento já deve ser sentido pela população na próxima conta de energia.
Na prática, a bandeira impõe um aumento de R$ 7,877 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos por unidade. A bandeira vermelha patamar 2 não era usada desde agosto de 2021, quando foi criado o nível ainda mais crítico de cobrança.
A Aneel explicou que a tarifa vermelha precisou ser acionada devido à escassez de chuva prevista para o próximo período.
“A bandeira vermelha patamar 2 foi acionada em razão da previsão de chuvas abaixo da média em setembro, resultando em expectativa de afluência nos reservatórios das hidrelétricas do país (em cerca de 50% abaixo da média). Esse cenário de escassez de chuvas, somado ao mês com temperaturas superiores à média histórica em todo o país, faz com que as termelétricas, com energia mais cara que hidrelétricas, passem a operar mais”, informou o comunicado.
A agência orienta ainda que as pessoas utilizem a energia de forma consciente evitando desperdícios que afetem o meio ambiente.
“A orientação é para utilizar a energia de forma consciente e evitar desperdícios que prejudicam o meio ambiente e afetam a sustentabilidade do setor elétrico como um todo. A economia de energia é essencial para a preservação dos recursos naturais.”