Nesta quinta-feira (5), em que se comemora o Dia da Amazônia, é também celebrado o Dia do Açaí. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o Pará produz mais de 93% do açaí no Brasil. A média anual de produção é de quase 1 milhão e 700 mil toneladas do fruto.
Sendo tão presente no estado e na estrutura alimentar de muitas gerações de paraenses, o fruto está agora na merenda escolar para valorizar hábitos regionais na alimentação, anunciou o Governo do Pará.
Além do açaí, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) também tem investido no cupuaçu. As duas são frutas da Amazônia e foram inseridas na merenda dos alunos da rede pública estadual neste segundo semestre de 2024.
O cardápio oferecido aos estudantes paraenses é variado e saudável, elaborado por uma equipe de especialistas para atender às necessidades nutricionais dos alunos, informou ainda o Executivo.
O açaí entregue às escolas é pasteurizado – passa por um processo de tratamento para garantir a qualidade e eliminar os riscos de contaminação. Por essa razão, ele é congelado e transportado na temperatura ideal, para assegurar sua integridade até a entrega. A inclusão do fruto na rotina dos estudantes também visa a promoção de hábitos saudáveis no ambiente escolar.
Com informações da Agência Pará