A mais recente pesquisa do instituto Futura Inteligência, encomendada pela empresa 100% Cidades e divulgada nesta quinta-feira (5), revela um cenário de empate técnico triplo na corrida pela Prefeitura de Fortaleza.
O ex-deputado Capitão Wagner (União) lidera com 25,8% das intenções de voto, seguido de perto pelo atual prefeito José Sarto (PDT), com 23,7%, e pelo deputado federal André Fernandes (PL), que aparece com 21,2%. Considerando a margem de erro de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos, os três candidatos estão tecnicamente empatados.
Em quarto lugar, o deputado estadual Evandro Leitão (PT) registra 10,9% das intenções de voto, enquanto o senador Eduardo Girão (NOVO) obtém 4,3%. Os demais candidatos não alcançaram 1%. Brancos e nulos somam 6,3%, enquanto indecisos são 6,1%.
Esta é a segunda sondagem realizada pelo instituto Futura sobre o cenário eleitoral na capital cearense. Em comparação com o levantamento anterior, divulgado em 13 de agosto, Capitão Wagner apresentou uma oscilação negativa de três pontos percentuais, caindo de 28,4% para 25,8%; movimento ainda dentro da margem de erro. Já o atual prefeito José Sarto cresceu expressivamente, subindo nove pontos, de 14,6% para 23,7%. Os outros concorrentes não apresentaram variações significativas.
Projeções
O levantamento também analisou seis cenários de segundo turno. Nas três simulações envolvendo Capitão Wagner, o ex-vereador e deputado aparece como o candidato favorito. Contra José Sarto, Wagner venceria com 50,5% das intenções de voto, frente a 36,7% do atual prefeito. Em uma disputa contra Evandro Leitão, ele sairia vitorioso com 57,9%, enquanto Leitão somaria 27,9%. Já em um confronto com André Fernandes, o candidato do União Brasil também seria eleito, com 47,1% contra 32,2% do adversário.
Rejeição
No quesito rejeição, José Sarto lidera com 31,6% dos eleitores afirmando que não votariam nele em nenhuma hipótese. Em segundo lugar, aparece Evandro Leitão, com rejeição de 31,5%, seguido por André Fernandes (24,1%), Capitão Wagner (22,9%) e Eduardo Girão (20%).
Em uma eventual disputa de segundo turno entre Sarto e Leitão, o atual prefeito seria reeleito com 44,1% das intenções de voto, contra 26,7% do candidato petista. Entretanto, em um cenário contra André Fernandes, há um empate técnico: Sarto soma 42,7%, enquanto Fernandes atinge 41,2%. Já André Fernandes venceria Evandro Leitão com 45% contra 33,2% das intenções de voto.
A pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código CE-03224/2024, entrevistou mil eleitores entre os dias 27 de agosto e 4 de setembro, utilizando a