Dois ataques a ônibus foram registrados na manhã desta terça-feira (10), em Fortaleza. O primeiro alvo foi a linha 092 – Antônio Bezerra/Papicu/Praia de Iracema, no bairro Jacarecanga. Um grupo tentou parar o transporte público na avenida Presidente Castelo Branco (Leste-Oeste), que foi apedrejado.
Para evitar maiores danos, o motorista desviou a rota e estacionou o coletivo na Avenida Filomeno Gomes. Alguns passageiros apresentaram escoriações leves e o ônibus atingido foi substituído.
De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), um outro ônibus, da linha 114 – Nova Assunção/Francisco Sá, sofreu uma tentativa de vandalismo no bairro Carlito Pamplona. Nenhum passageiro ficou ferido e o ônibus não foi depredado. Em ambos os casos, a Polícia foi acionada de imediato e os coletivos tiveram suas rotas temporariamente desviadas.
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) disse, por meio de nota, que os ataques teriam sido motivados após pessoas invadirem um terreno privado na região do bairro Carlito Pamplona, na madrugada desta terça. Durante a desocupação, que teria sido iniciada por seguranças contratados pela empresa privada, outros indivíduos colocaram fogo em entulhos e vegetação em vias do bairro. Os focos de incêndio foram controlados pelos Bombeiros. Dois ônibus também foram danificados.
“Ainda conforme os levantamentos policiais, uma mulher, de 28 anos, deu entrada em uma unidade de saúde do bairro Pirambu (AIS 8) lesionada com disparos de arma de fogo. A vítima não resistiu aos ferimentos e foi a óbito”, diz trecho da nota.
Segundo a pasta, as circunstâncias da morte estão sendo investigadas pelo Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), que também esteve no local.
Conforme a SSPDS, três pessoas foram identificadas por equipes da PMCE e foram ouvidas no 34º DP. As investigações serão transferidas para o 1º DP, unidade que dará prosseguimento às investigações para identificar o envolvimento dessas pessoas nos crimes, bem como elucidar os fatos.
Devido aos incidentes ocorridos nesta manhã, na região do Grande Pirambu, o Sindiônibus informou que algumas linhas de ônibus estão realizando desvios temporários, enquanto outras foram recolhidas.
As linhas recolhidas foram:
- 106 – Floresta/Centro;
- 132 – Leste Oeste/Centro;
- 110 – Vila do Mar/Centro;
- 102 – Vila Santo Antônio / Nossa Senhora Graças / Centro;
- 101 – Beira Rio/ Centro;
- 711 – Barra do Ceará/Cais do Porto;
- 070 – Cuca Barra/Parangaba;
- 080 – Francisco Sá/Parangaba;
- 92 – Antônio Bezerra/Praia de Iracema;
- 120 – Náutico/ Vila do Mar;
- 42 – Antônio Bezerra/Francisco Sá;
- 111 – Jardim Iracema/Centro;
- 112 – Álvaro Weyne/Centro;
- 114 – Nova Assunção/ Francisco Sá.
Estão realizando rotas alternativas pela avenida Sargento Hermínio as seguintes linhas:
- 115 – Jardim Guanabara/Centro;
- 51 – Grande Circular I;
- 52 – Grande Circular II;
- 31 – Borges de Melo I;
- 32 – Borges de Melo II.
“Estas mudanças temporárias visam prioritariamente garantir a segurança dos passageiros e colaboradores. Ressaltamos nosso compromisso contínuo com a segurança e bem-estar de todos. Uma vez que a situação esteja normalizada, os ônibus retomarão suas rotas usuais”, disse o Sindiônibus por meio de nota.