Os candidatos à Prefeitura de Fortaleza André Fernandes (PL) e José Sarto (PDT) estão travando uma batalha musical por meio de suas músicas de campanha nas redes sociais, os famosos jingles eleitorais.
Quem deu o pontapé inicial nessa disputa foi Fernandes, que, há alguns dias, lançou uma canção intitulada “É culpa do Sarto” cuja letra diz: “Se na tua rua tem buraco, é culpa do Sarto/Seu lixo sendo taxado, é culpa do Sarto/Na favela é vidro baixo, é culpa do Sarto/Cidadão sendo assaltado, é culpa do Sarto”.
A letra termina dizendo que “Mas pra tudo mudar, só depois do resultado/Quando André tirar o Sarto, rua não vai ter buraco/Quando André tirar o Sarto, lixo não vai ser taxado/Quando André tirar o Sarto, Fortaleza tudo calmo/Quando André tirar o Sarto, cidadão é respeitado”.
Em paralelo, o atual prefeito e candidato à reelição lançou sua resposta: “Cadê as obras que ele perguntou? Tá na favela onde ele nunca pisou/É tanta obra que o caneco pirou/ Tá todo mundo vacinado, é culpa do Sarto/Posto novo e reformado, é culpa do Sarto/Tijolinho pra todo lado, é culpa do Sarto/ Passe Livre foi criado, é culpa do Sarto”, diz a canção do pedetista.
A letra termina fazendo uma alusão ao apoio que o ex-presidente Jair Bolsonaro dá a Fernandes. “Mas, pra mudança não parar, o caneco vai rebolar/Contra o ‘fí’ do Bolsonaro, tem que votar no Sarto”.
Repercussão nacional
O vídeo de Fernandes já teve quase 115 mil curtidas apenas no Instagram e, no TikTok, furou a bolha dos eleitores de Fortaleza. “Não sei nem de onde é, só sei que a música ficou boa”, comentou um internaurta. “Meu Deus, queria sair de Brasília pra votar em Fortaleza”, disse outra. Na plataforma de vídeos, o vídeo do candidato do PL acumula mais de 600 mil curtidas e 7,9 milhões de visualizações.
Em menos de 24 horas, no TikTok, a resposta de Sarto, por sua vez, já se aproxima de 1 milhão de visualizações e 95 mil curtidas. No Instragram, são 314 mil visualizações e 15 mil curtidas até o momento.