A abertura do festival Maranhão na Tela, que acontece entre os dias 20 e 27 de setembro, terá uma sessão do filme “Malês”, dirigido por Antonio Pitanga. O longa será exibido pela primeira vez em um shopping da capital maranhense, no dia 23 de setembro.
Os filhos do diretor, que também são atores e estão presentes no filme, Rocco e Camila Pitanga, estarão presentes no dia do evento. A estreia nos cinemas nacionais está prevista para o dia 14 de novembro.
A Revolta dos Malês foi o maior levante organizado por pessoas escravizadas na história do Brasil. O longa-metragem baseia-se no evento histórico e retrata uma jornada de coragem e resistência, que se passa em 1835, em Salvador.
Dois jovens muçulmanos, durante o casamento, são arrancados de sua terra natal, na África, e vendidos como escravos no Brasil. O destino cruel os separa, e ambos lutam para sobreviver e reencontrar-se – tudo isso enquanto se vêem envolvidos na maior insurreição de escravizados da história do Brasil.
Carreira de Antonio Pitanga
Além de dirigir o filme, Antonio também atua no longa. Ele foi escolhido para ser o homenageado desta edição do Maranhão na Tela, juntamente com a atriz Maeve Jinkings.
O artista estudou arte dramática na Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia. Depois do filme de Trigueirinho, fez parte de uma produção estrangeira, A estrada do Amor (1960), de Wolfgang Schleif, e em seguida fez seu primeiro trabalho com Glauber Rocha, em Barravento (1961).