Na próxima segunda-feira (16), será assinada a ordem de serviço para início das obras do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), no terreno da Base Aérea de Fortaleza, no bairro Aeroporto.
A informação foi confirmada pelo governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas (PT), durante o evento Proenergia Summit 2024, realizado na manhã desta quarta-feira (11), no Centro de Eventos do Ceará.
Após a análise dos documentos, a Superintendência de Obras Públicas (SOP) declarou que o consórcio vencedor da concorrência nacional é composto pelas empresas cearenses Cetro/Porto/Morais, com valor total de R$70,9 milhões. O montante é 20% inferior à estimativa do próprio edital, que orçava as novas instalações em R$89,5 milhões.
Os recursos serão gastos para a execução da obra de implantação da 1ª etapa do campus do ITA em Fortaleza, compreendendo um bloco de alojamentos com 3.130,38 m² e bloco de engenharia (módulo didático) com 15.468,21 m², com área total construída de 18.568,59 m².
A nova sede do ITA será implantada de forma gradativa no prazo de dez anos, com previsão para o início das turmas e a inauguração dos primeiros cursos em 2027. São eles: Engenharia das Energias Renováveis e Engenharia de Sistemas, com 50 vagas em cada turma e, posteriormente, cursos de pós-graduação. O primeiro vestibular para a nova unidade já foi lançado.
Publicado em maio deste ano, o edital do vestibular 2025 do ITA estabeleceu 180 vagas, sendo 144 de ampla concorrência e 36 para cotas raciais.
Os alunos aprovados realizarão o Curso Fundamental na sede do ITA, em São José dos Campos (SP), incluindo a formação no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica. Aqueles que obtiverem classificação suficiente seguirão para o ITA no Ceará em 2027.