O candidato à Prefeitura de Fortaleza, José Sarto (PDT) publicou, em uma rede social, um vídeo de seu oponente, André Fernandes (PL), falando sobre a questão do aborto. No vídeo, Fernandes argumenta que “quando a mulher fala, sem útero, sem opinião, dizendo que homem não pode opinar sobre aborto. Então, por que que a mulher pode opinar sobre estupro, sem pênis, sem opinião também?”.
O vídeo publicado nas redes sociais do atual prefeito termina com uma pergunta. “Será que você sabe quem é o André Fernandes?”. A publicação já teve mais de 4,5 mil curtidas e muitos comentários críticos à fala de Fernandes.
Resposta
O candidato André Fernandes respondeu, em sua própria rede social, ao vídeo publicado na conta de Sarto. Fernandes disse que o vídeo foi cortado e o expôs na íntegra, alegando que o prefeito tentou “destruir sua reputação”. “Então, por que que a mulher pode opinar sobre estupro, sem pênis, sem opinião também? Não”, responde, na continuação.
“O prefeito não deixou isso [o vídeo ser exibido na íntegra] acontecer. Não preciso nem especificar que isso é crime eleitoral e também é crime lá no Código Penal Brasileiro. Estou acionando, na Justiça, o prefeito de Fortaleza por fake news”, anunciou o candidato do PL.
“Eu sei porque ele está fazendo isso”, continua Fernandes, ao dizer que o seu oponente está desesperado por conta da queda de seu desempenho eleitoral segundo a pesquisa Quest divulgada nesta quinta-feira (11).
Projeto 1904/2024
No âmbito das discussões sobre o Projeto 1904/2024, que propunha equiparar a prática do aborto após a 22ª semana de gestação ao crime de homicídio, André Fernandes, enquanto deputado federal, mostrou-se favorável à medida. O projeto gerou polêmica e dividiu a opinião pública. Conhecido como “PL do Estupro”, o projeto está em análise na Câmara dos Deputados, sem prazo, no entanto, para ser votado.