O estado do Maranhão anunciou que, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), tem intensificado ações de monitoramento, prevenção e fiscalização para o combate às queimadas em todo o seu território.
Nesta semana, segundo o Executivo, foi realizada mais uma campanha de sensibilização alertando sobre os riscos ambientais e a necessidade de ações preventivas durante o período proibitivo do fogo. A ação foi realizada nas cidades de Coelho Neto e Caxias, região dos cocais maranhenses.
Dando continuidade a iniciativa, na próxima semana, outra blitz ambiental está programada para acontecer em Bacabal. As ações de sensibilização do programa Maranhão Sem Queimadas já foram realizadas em Mirador, Imperatriz, Balsas, Pastos Bons, Colinas, Açailândia, Bom Jardim e Santa Inês.
Por meio do Maranhão Sem Queimadas, já foram doados mais de 3 mil equipamentos para combate a incêndios florestais, neste ano de 2024, segundo o governo estadual.
As ações da Sema acontecem de forma integrada com o Corpo de Bombeiros, Batalhão da Polícia Ambiental, brigadas municipais, órgãos estaduais e empresas privadas.
Para impedir ilícitos ambientais como queimadas e desmatamentos no período de estiagem, o Governo do Estado publicou Decreto que proíbe o uso do fogo para limpeza e manejo de áreas de 1º de agosto a 30 de novembro de 2024.
As operações de combate às queimadas também contam com serviço de monitoramento, por meio da Sala de Situação da Sema, que acompanha as condições meteorológicas e hidrológicas no estado. Com isso consegue prever eventos ambientais críticos mitigando seus impactos e contribuindo para a tomada de decisões.
Com informações do Governo do Maranhão