A mais recente pesquisa Datafolha sobre a corrida para a prefeitura de Fortaleza revela que André Fernandes, candidato pelo PL, tem 25% das intenções de voto, enquanto Capitão Wagner (União) aparece com 23% da preferência do eleitorado. O petista Evandro Leitão vem logo em seguida, com 19% das intenções, ao passo em que o atual prefeito, José Sarto (PDT), fecha o pelotão dos quatros mais bem posicionados, com 18%.
A margem da pesquisa é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, ou seja, tem-se um empate triplo entre Fernandes, Wagner e Leitão. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.
Eduardo Girão (Novo) foi citado por 2% dos eleitores, e Técio Nunes (Psol), têm 1% das intenções de voto. Brancos e nulos somam 7% do eleitorado, e 3% dos eleitores ouvidos pela pesquisa não sabem em quem votar.
A pesquisa – a segunda Datafolha Fortaleza após o início oficial da campanha eleitoral e a primeira após o começo do horário eleitoral de rádio e televisão – foi realizada entre os dias 11 e 13 de setembro de 2024. Foram realizadas 826 entrevistas em toda a cidade de Fortaleza.
Espontâneo
No cenário espontâneo, em que os eleitores indicam seus candidatos sem consultar uma lista, André Fernandes lidera com 16% das intenções de voto, seguido por José Sarto e Capitão Wagner, ambos com 12%, e Evandro Leitão, com 11%. Neste cenário, 38% dos entrevistados não sabem em quem votar, enquanto 4% declararam que vão votar nulo ou em branco.
Rejeição
O candidato José Sarto é o que tem a maior rejeição por parte do fortalezense, cravando 38%. Capitão Wagner vem em segundo lugar, com uma taxa de 32% de rejeição. Evandro Leitão vem em seguida, com 29% de rejeição. André Fernandes é o quarto mais rejeitado, com 28%. Eduardo Girão tem taxa de 18% de rejeição. A pesquisa apontou que 2% dos eleitores da capital cearense votariam em qualquer um dos postulantes à Prefeitura, enquanto 1% rejeita todos os candidatos; 4% não souberam responder sobre esse quesito.
Segundo turno
O Datafolha fez cinco simulações de segundo turno, tomando como base cenários que eram possíveis com base na pesquisa anterior, de junho. Em um cenário Capitão Wagner versus André Fernandes, o primeiro tem 43% das intenções de voto, enquanto André ficaria com 37%. Brancos e nulos seriam 18%, enquanto 2% não souberam responder.
Já se a disputa ficasse entre Capitão Wagner e Evandro Leitão, 51% votaria em Wagner, enquanto 37% prefeririam o petista. Brancos e nulos somam 10%, e 2% não souberam responder.
Se o cenário fosse Capitão Wagner contra José Sarto, Wagner venceria com 52% da preferência eleitoral, enquanto Sarto ficaria com 36%. Nesse caso, 11% votariam em branco ou nulo, enquanto 1% não souberam responder.
Caso o segundo turno seja entre André Fernandes e José Sarto, o primeiro venceria com 45% das intenções de voto, enquanto 42% votariam no atual prefeito. Aqui, 11% dos eleitores votariam em branco ou nulo, enquanto 1% não souberam responder.
Em um segundo turno envolvendo Evandro Leitão e José Sarto, o petista venceria com 41% das intenções de voto, contra 38% de Sarto. Brancos e nulos seriam 19%, enquanto 2% não souberam responder.