O governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas (PT), afirmou, durante solenidade de ingresso de 1.099 soldados na corporação da Polícia Militar do Ceará, no Centro de Eventos, na noite desta sexta-feira (13), que durante um enfrentamento com criminosos, a prioridade é a vida deles.
“Vocês vão passar por muitas situações difíceis, que vão precisar demais um do outro, ou uma da outra, porque esse é um trabalho que exige muita coragem, que é de ser policial militar. E quando vocês tiverem as vezes num enfrentamento, em uma situação que vocês não gostariam, e que coloque a vida de vocês em risco, podem ter certeza que tendo esse governador, a prioridade é a vida de vocês”, disse Elmano.
Além disso, o chefe do executivo estadual destacou ainda que está em dívida com a população cearense, e que por isso os militares recém-chegados terão todo apoio para agir contra o crime organizado.
“Estamos em dívida com o povo do estado do Ceará. A nossa dívida é garantir paz e tranquilidade às comunidades que residem nesse estado, com a ação de grupos criminosos organizados. E eu quero dizer a cada soldado aqui promovido, a cada subtenente e a todos que fazem a Polícia Militar: vocês têm e terão desse governador todo o apoio para agir contra o crime no estado do Ceará”, frisou.
O evento também contou com a presença do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, do coronel comandante-geral da PMCE, Klênio Savyo, e de outras autoridades. Segundo informações do Governo do Estado, aproximadamente cinco mil pessoas, entre familiares e autoridades, participaram do momento.
Elmano falou ainda sobre a concorrência do concurso em que os agentes foram aprovados. Segundo ele, 69.293 pessoas se inscreveram. “Por mérito, sacrifício e apoio dos familiares. Fico imaginando o orgulho da família de vocês”, disse.
Os novos policiais militares serão empregados no policiamento na Capital, Região Metropolitana de Fortaleza e regiões Norte e Sul do estado. De acordo com o titular da SSPDS, Roberto Sá, os soldados serão distribuídos de acordo com dados colhidos pelo órgão.
“Nossa preocupação é com todo o estado e faremos essa divisão com base em dados, que são colhidos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), que mostra onde há mais mancha criminal e sinaliza a necessidade de um maior efetivo. É com base em dados e estudo que a divisão será feita para atender ao povo cearense”, explicou.
Para além dos 1.099 novos soldados, o evento também contou com a promoção de 30 novos tenentes do Quadro de Oficiais Complementares, que atuarão na Coordenadoria de Saúde, Assistência Social e Religiosa (CSASR) da PMCE, que oferta assistência biopsicossocial, odontológica e laboratorial para policiais militares, bombeiros militares, dependentes e funcionários civis.