A requalificação e urbanização do entorno do Ginásio Poliesportivo da Parangaba foi concluída pela Prefeitura de Fortaleza neste sábado (14). As intervenções foram executadas pela Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Secel), em parceria com a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf). Ao todo, segundo a Prefeitura, a obra contou com investimento de R$ 6,8 milhões.
O local é um tradicional polo para prática de atividades físicas e eventos festivos da região da Parangaba. Localizado na Av. General Osório de Paiva com a Rua Gomes Brasil, o espaço proporciona à comunidade um ambiente de convivência e promoção do esporte e da cultura.
O secretário de Infraestrutura, Samuel Dias, celebrou a entrega e detalhou as mudanças feitas no ginásio e em seu entorno.
“Nós fizemos uma reforma geral do ginásio para resgatar a capacidade de sustentar a Parangaba, e toda a região do entorno, para eventos esportivos e culturais. Então, aqui foi feito toda uma estrutura de apoio para vários tipos de programação. A parte externa do ginásio foi toda reformada criando uma área de praça no entorno bastante moderna”.
Entre as reformas feitas no ginásio estão, segundo a Prefeitura: a substituição das coberturas e o reforço estrutural, pintura das quadras poliesportivas, construção de novas arquibancadas, modernização dos banheiros e melhorias na acessibilidade.
Ainda segundo a gestão municipal, está sendo finalizada a construção de um depósito, duas novas cantinas, uma sala multiuso, um ambulatório e vestiários.
Na parte externa do ginásio foram implementadas uma academia ao ar livre, um playground, uma ampla praça com piso intertravado, requalificação e ampliação da pista de skate, paisagismo, mobiliário urbano, estacionamento com 47 vagas.
Ticiane Pinheiro, titular da Secel, contou que o ginásio recebeu duas quadras para jogos simultâneos e pista de skate na área externa, e detalhou que o espaço, além de ser utilizado pela população da região, receberá jogos oficiais.
“Ele foi requalificado com toda a tecnologia necessária, todas as luzes do espaço são de LED. Além disso, o ginásio agora conta com gerador para não ter problema de energia e também vamos receber jogos oficiais porque ele vai ter todos os alvarás que antigamente não tinha”, disse.
A entrega do ginásio contou com um torneio de basquete, com a participação do Fortaleza Basquete Cearense Sub 22 e do basquete em cadeiras de rodas, com aulas de zumba com o projeto Viver +, uma feira de artesanato com os permissionários da Regional 4 e apresentações de skatistas e dos alunos do Projeto Cidadão, que realizaram demonstrações de capoeira, jui-jítsu e karatê.
Lídio Andrade, professor de basquete em cadeiras de rodas e fundador da Associação D’Eficiência Superando Limites (Adesul) contou sobre a importância do ginásio para o desenvolvimento da categoria no estado.
“Nosso primeiro treino, onde eu conheci o basquete, foi aqui no Ginásio da Parangaba há mais ou menos vinte anos atrás. De lá pra cá muita coisa já mudou, hoje a associação está forte e agora temos atletas de alto rendimento. Atualmente, eu tenho sete atletas femininas na seleção brasileira, tenho dois atletas na categoria masculina sub 23 e tenho um na principal”, afirmou.
Lia Soares, atleta paralímpica que representou o Brasil em duas Paralimpíadas, foi uma das pessoas a inaugurar a nova quadra do ginásio e destacou a importância do esporte para salvar pessoas.
“O esporte tem a capacidade de resgatar uma pessoa, né? Então é sempre bom ter pessoas e lugares que nos incentivem cada vez mais e que faça a gente ter esse gosto pela prática esportiva”.