A cantora Billie Eilish e seu irmão, o cantor e compositor Finneas, anunciaram em suas redes, nesta terça-feira (17), apoio à candidata à presidência dos Estados Unidos, Kamala Harris.
Após o registro de quase 400 mil novos eleitores, impulsionado pela manifestação pública da cantora Taylor Swift, a campanha da democrata à presidência recebeu outro importante apoio do mundo da música. “Hoje é o Dia Nacional de Registro de Eleitores, e pedimos que você se junte a nós acessando iwillvote.com para verificar seu status e votar antecipadamente como nós fazemos”, comentou Finneas.
“Estamos votando em Kamala Harris e Tim Walz porque eles estão lutando para proteger nossa liberdade reprodutiva, nosso planeta e nossa democracia”, destacou Billie em um vídeo postado no Instagram.
Eleição norte-americana
Diferente do Brasil, votar não é um ato obrigatório nos Estados Unidos, e sim facultativo. Ou seja, cabe aos cidadãos decidirem se votam ou não, sem a aplicação de multas ou a necessidade de apresentar uma justificativa.
O voto nos Estados Unidos é indireto, ou seja, a população vota em figuras eleitorais, conhecidas como “delegados”, e o candidato que conseguir o maior número de votos desses delegados se torna o vencedor do pleito.
É necessário conquistar ao menos 270 delegados, a maioria simples, para vencer a eleição presidencial dos EUA.