O filme cearense, “Motel Destino”, foi um dos seis filmes pré-selecionados pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil na maior premiação de cinema mundial, o Oscar. O filme é dirigido pelo cearense Karim Aïnouz e tem no elenco o ator paulista Fábio Assunção, e os cearenses Nataly Rocha e Iago Xavier.
A lista foi divulgada nesta segunda-feira (16) e inclui, também,o premiado “Ainda Estou Aqui” de Walter Salles; além de “Cidade;Campo” de Juliana Rojas; “Levante”, de Lillah Halla; “Saudade Fez Morada Aqui Dentro”, de Haroldo Borges; e “Sem Coração”, de Nara Normande e Tião.
Motel Destino foi gravado em Beberibe, no Ceará, apresentado no Festival de Cannes – um dos principais festivais de cinema do mundo – e está em cartaz nos cinemas brasileiros.
O filme conta a história de um casal dono de um motel de beira de estrada ( Nataly Rocha e Fábio Assunção) que se envolve com um jovem em fuga (Iago Xavier). A trama é um hriller erótico e levou a plateia do festival frances a aplaudir de pè em sua primeira exibição.
Na primeira lista, mais extensa, da Academia, outro filme cearense, “Vermelho Monet”, de Halder Gomes, havia sido selecionado, mas não seguiu adiante para a segunda fase.
A Academia Brasileira de Cinema tem até segunda-feira (23) para selecionar entre os seis pré-selecionados o representante oficial do país para a disputa do Oscar 2025.
Após a escolha do representante por país, os filmes irão disputar pelas cinco vagas finais na maior premiação de cinema do mundo. A cerimônia da edição de 2025 do Oscar está prevista para ocorrer no dia 2 de março do próximo ano.
A última vez que um filme braisleiro chegou à disputa final foi em 1999 com Central do Brasil (1998), de Walter Salles.