O presidente Lula (PT) sancionou o Projeto de Lei (PL) que reconhece o Círio de Nazaré da cidade de São Luís, no Maranhão, como manifestação da cultura nacional. O texto foi aprovado ainda este mês pela Comissão de Educação e Cultura do Senado.
O projeto que propôs essa titulação partiu da Câmara. A norma teve origem no PL 1394/23, de autoria da deputada Detinha (PL-MA), e recebeu parecer favorável do relator no Senado, Rogério Carvalho (PT-SE).
A lei foi publicada nesta segunda-feira (16) no Diário Oficial da União (DOU), com assinaturas do presidente Lula, do ministro interino da Cultura, Márcio Tavares; e da ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo.
“Acreditamos que o reconhecimento como manifestação da cultura nacional do Círio de Nazaré realizado na cidade de São Luís do Maranhão irá fortalecer a identidade cultural e espiritual da região, além de movimentar a economia local e promover nacional e internacionalmente a cidade, razões pelas quais somos favoráveis à iniciativa”, afirmou Rogério.
O Círio consiste no culto a Nossa Senhora de Nazaré. A homenagem começou na Europa e, no Brasil, teve início em Belém, onde é realizada anualmente em outubro, há mais de dois séculos.
Já em 1992, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré foi levada por missionários a todas as capitais brasileiras e São Luís foi a primeira cidade visitada. Hoje a procissão é uma das maiores manifestações religiosas do Maranhão, acompanhada por mais de 100 mil fiéis.
Com informação da Agência Senado