O prefeito de Fortaleza e candidato à reeleição, José Sarto (PDT), detalhou, nesta quarta-feira (18), a sua proposta de criação de um Hospital de Cuidados Continuados para a Pessoa Idosa.
A nova unidade de saúde, planejada para ser instalada no Conjunto Ceará, terá como foco o atendimento médico especializado, reabilitação e suporte prolongado a idosos com condições crônicas ou em fase de recuperação, visando à melhoria da qualidade de vida e à promoção de maior autonomia para esse público. A proposta inclui, ainda, a criação de um Ambulatório Dia, dedicado a tratamentos de curta duração.
“Com o aumento da expectativa de vida, é imprescindível cuidar dos nossos idosos em Fortaleza. Já temos um projeto avançado, prevendo a utilização de leitos em uma ala específica para o atendimento a essa população”, afirmou Sarto.
Além desse projeto, o prefeito destacou que, em sua próxima gestão, será implementado o Programa de Prevenção de Quedas para Idosos, que terá como objetivo orientar e conscientizar os idosos, seus familiares e cuidadores sobre os riscos de quedas, uma das principais causas de internações no Instituto Dr. José Frota (IJF). A Escola de Saúde Pública do Município será responsável pela execução do programa.
Crescimento
Sobre o aumento da expectativa de vida do qual fala o prefeito, em 2022, o número de brasileiros com 65 anos ou mais alcançou 22.169.101, representando 10,9% da população total. Esse aumento significativo de 57,4% em relação a 2010, quando o contingente somava 14.081.477 pessoas (7,4% da população), foi evidenciado pelos resultados detalhados do Censo Demográfico de 2022, que desagregou a população por idade e sexo.
Comparando-se com o cenário de 1980, quando apenas 4,0% da população brasileira se encontrava nesta faixa etária, o percentual de 10,9% registrado em 2022 marca o patamar mais elevado já identificado nos Censos Demográficos do país, refletindo a crescente longevidade da população.