A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) declarou a obra musical da artista Fafá de Belém como Patrimônio Cultural. O Projeto aprovado nesta terça-feira (17) teve como autora a deputada Lívia Duarte (PSOL).
Mais conhecida por seu nome artístico Fafá, Maria de Fátima Palha de Figueiredo nasceu na capital paraense em 9 de agosto de 1956. A cantora, compositora, atriz e multi-instrumentista já possui 30 álbuns gravados e 15 milhões de discos vendidos.
“Fafá é marca nacional, marca nacional de alegria com aquela gargalhada estrondosa que é capaz de levantar os ânimos de qualquer um. Fafá de Belém é símbolo nacional de saúde, da bela mulher brasileira, rato de liberdade, sinal de um movimento político que fez milhões de brasileiros se emocionarem com sua interpretação do hino pátrio. Fafá de Belém e da Amazônia”, disse a autora da proposta.
Ainda de acordo com ela, “Fafá de Belém demonstra o valor social e cultural que representa. Sua obra é digna de ser reconhecida como patrimônio histórico-cultural paraense. Leva a cultura do paraense para os quatro cantos do mundo e destaca os ritmos e danças tão característicos do nosso Estado”.
Com informação da Alepa