Usuários da rede Social X, antigo twitter, relataram na manhã desta quarta-feira (18) que o aplicativo voltou a funcionar após suspensão pelo Supremo Tribunal Federal (STF). No entanto, o STF ainda não se pronunciou sobre a volta da rede social.
Segundo usuários, o retorno até o momento ocorreu apenas no aplicativo, através de navegadores a rede social ainda segue sem conseguir ser acessado.A Urbnews entrou em contato com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anetel) e segundo o órgão não houve alteração na decisão do STF e que os casos compartilhados da volta estão sendo verificados.
Ainda não se sabe o que resultou na volta do aplicativo X. A principal tese de técnicos é que o aplicativo tenha adotado outro domínio ou IP – já que é por meio do do código de IP e domínio que as operadoras cortaram o funcionamento da plataforma.
🚨🚨🚨 URGENTE: O Twitter/X acaba de VOLTAR a funcionar no Brasil.
— POPTime (@poptime.space) September 18, 2024 at 8:11 AM
[image or embed]
O twtter voltou de novo. Daqui a pouco cai de novo
— Ravenna (@britishzombie.bsky.social) September 8, 2024 at 10:27 AM
O bloqueio da plataforma
O ministro Alexandre de Moraes pediu a suspensão do X no Brasil depois da empresa não respeitar a ordem de indicar um representante legal no Brasil. A rede social está suspensa no território nacional desde o dia 31 de agosto.
Além disso, a plataforma tem recentemente adotado a postura de descumprir outros pedidos legais, como a suspensão de perfis de políticos relacionados a investigações sobre ataques golpistas.