De acordo com a nova pesquisa divulgada nesta quinta-feira (19) pelo Instituto Ideia, em parceria com o Jornal Jangadeiro, o ex-deputado federal Capitão Wagner (União Brasil) lidera a disputa pela Prefeitura de Fortaleza com 26% das intenções de voto. Apesar da liderança, Wagner caiu 5 pontos percentuais comparado à última pesquisa do mesmo instituto, do dia 31 de agosto.
Atrás dele, estão José Sarto (PDT) e André Fernandes (PL), empatados com 21% das intenções de voto; e Evandro Leitão (PT), que aparece com 18%.
Sarto caiu 3 pontos em relação à última pesquisa. Já André e Evandro cresceram 5 e 4 pontos percentuais, respectivamente, acima da margem de erro.
A pesquisa tem índice de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, o que indica empate técnico entre Sarto, André e Evandro.
Eduardo Girão (NOVO) se manteve com os mesmos 3%. Técio Nunes (PSOL) chegou a 1%. Zé Batista (PSTU), Chico Malta (PCB) e George Lima (Solidariedade) alcançaram 0,4%, cada.
Os votos em branco, nulos e ninguém somam 3%, enquanto 6% não souberam responder.
O levantamento foi realizado com 1.000 entrevistados, homens e mulheres maiores de 16 anos, residentes e aptos a votar em Fortaleza. Realizada entre os dias 14 a 18 de setembro. Esta é a terceira pesquisa eleitoral Jangadeiro/Ideia sobre a sucessão municipal, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo CE-02006/2024.
Rejeição
O Instituto Ideia também perguntou para os eleitores quais candidatos eles mais rejeitam. Sarto foi o mais citado, com 30%. Atrás dele, estão Capitão Wagner, com 27%; Evandro Leitão, com 25%; André Fernandes, com 23%; Técio Nunes, com 18%; Eduardo Girão, com 16%; Zé Batista, com 15%; e Chico Malta, com 12%. George Lima foi o candidato menos rejeitado, com 11%. Não rejeita nenhum e não sabe foram 3 e 4 pontos percentuais respectivamente.