A ordem de serviço para o início imediato das obras da primeira fase de implantação do campus do ITA no Ceará foi assinada na noite desta quinta-feira (19) pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT). Assinaram também o ministro da Educação, Camilo Santana, o ministro da Defesa, José Múcio, e o Comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Damasceno, e a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba.
Em cerimônia, o governador Elmano de Freitas definiu o momento como “histórico” e afirmou que a chegada do ITA ao estado é uma transformação no desenvolvimento geral da região.
“O ITA já chegou no Ceará. É uma honra estar aqui como governador, é um momento muito importante para a história do Ceará. Eu não tenho nenhuma dúvida que vamos iniciar uma obra que fará profundas transformações no Estado do Ceará (…) É uma transformação na educação, mas também na pesquisa e no desenvolvimento geral do Estado”, comentou.
“Quando trazemos o ITA trazemos a ideia que é juntar governo, academia e investidores”, complementou.
O campus cearense tem previsão de receber os alunos em 2027, mas o primeiro vestibular já aconteceu neste ano com os estudantes iniciando os cursos na primeira sede do ITA, em São José dos Campos (SP).
A sede contará, inicialmente, com dois cursos inéditos: o de Engenharia de Energias Renováveis e Engenharia de Sistema, que segundo o governo serão baseados em currículos de universidades de excelência no exterior. Estima-se que a primeira turma formada pelo ITA no Ceará conclua seus cursos em 2029.
Ao todo, segundo o Governo do Ceará, uma área de 18,5 mil m² será construída e contará com um alojamento, que será constituído por: três pavimentos, duas salas de atividades, sala de aula, quartos com acessibilidade para alunos PcD e 40 quartos com sala de estar e cozinha com capacidade para 80 alunos.
Ainda segundo a gestão, será construído, pelo Governo do Ceará, o bloco para cursos de Engenharia, que contará com: três pavimentos, 14 laboratórios didáticos, quatro salas de apoio técnico, 8 salas de aula, dois auditórios, 6 salas de reunião, 6 salas de estudo, duas salas de convivência, dois setores com salas para professores, biblioteca, espaço de eventos e exposições.
Presente no momento, o ministro e ex-governador do Ceará Camilo Santana pontuou que a chegada do ITA no estado representa um reconhecimento aos estudantes cearenses que sempre se destacam no vestibular do instituto.
“Esse é um reconhecimento ao talento dos estudantes cearenses, que sempre se destacam nas seleções para o ITA. Nossos alunos cearenses são um orgulho pra nós. Agora, essa excelência, que o ITA sempre foi, está mais próxima da nossa região. O que estamos construindo aqui é um futuro repleto de oportunidades para nossa juventude cearense, nordestina e brasileira”, reforçou o ministro.
O ministro da Defesa, José Múcio, felicitou na ocasião o Ceará pelas boas escolhas na área da educação. “O Ceará fez uma escolha de investir na educação, em ciência, e tecnologia, estudo que é tão valioso. Foram essas escolhas que levaram o Ceará a crescer, e hoje estamos aqui assinando o início dessa obra. Vocês são a demonstração para todo nordeste sobre escolher a educação, e como isso faz a diferença. Vocês tiveram o mérito dessa obra vir para cá”.