Comemorado neste sábado (21), o Dia Nacional da Luta da Pessoa Portadora de Deficiência reforça a importância dos direitos para esse público e a necessidade de políticas que promovam a sua inclusão na sociedade. A data foi instituída pela Lei nº 11.133, do ano de 2005.
Uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e MDHC (Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania) revela que o Brasil tem cerca de 18,6 milhões de pessoas com deficiência.
Luis Henrique, surdo-mudo, explica a importância da inclusão de pessoas surdas em diferentes áreas da sociedade, principalmente no ambiente de educação e trabalho. “A inclusão ajuda a identificar e remover barreiras que impedem a nossa participação, promovendo acessibilidade e criando um ambiente mais acolhedor e adaptado às nossas necessidades”, reflete o graduado em Letras-Libras.
Luis pontua que celebrar datas específicas para a comunidade surda ajuda a dar mais visibilidade às questões e desafios e contribui para o reconhecimento das necessidades e direitos da comunidade pela sociedade em geral.
Ledores e transcritores no Enem
A presença de ledores e transcritores na execução da prova do ENEM é essencial para permitir que todos os candidatos tenham acesso à informação, oferecendo suporte adequado para participantes com diversas condições, como deficiência visual, auditiva, intelectual e autismo.
Os ledores ajudam na leitura de textos e na descrição de imagens para aqueles que necessitam, além de atuarem como transcritores.
Marileda Ferreira, pedagoga e especialista em Educação Especial e TEA, atua como uma das coordenadoras na organização de ledores e transcritores em duas escolas de Fortaleza e comenta que, nos últimos dois anos, o número de pessoas com atendimento especializado dobrou. Até 2020, havia um ou dois casos dentro de uma sala, porém, hoje, tanto para concursos como para o Enem, é montado um polo só para atendimento especializado.
“Esperamos que aumente a participação das pessoas com deficiências, mudando assim o contexto de inclusão. Mesmo com todo o preparo e os investimentos, ainda temos uma evasão grande desses participantes”, disserta a pedagoga.
Setembro Verde
O “Setembro Verde” é um mês voltado à conscientização sobre a importância da inclusão dessas pessoas em diferentes setores. Coincidindo com a primavera e o Dia da Árvore, o mês especial simboliza a necessidade de uma sociedade mais sustentável. A cor verde representa, principalmente, o florescimento dos direitos das pessoas com deficiência.
Laysa Melo, da Redação