A UrbNews se aventurou pelo vibrante Centro de Fortaleza para ouvir a opinião dos cearenses sobre o icônico “Dia da Vaia” – projeto de lei proposto pelo deputado estadual Guilherme Sampaio (PT), e que pretende ser comemorado em 30 de janeiro, dia em que o sol foi vaiado na Praça do Ferreira, em 1942, após três dias de chuvas intensas.
Com microfone em punho, a nossa equipe ouviu a famosa vaia de alguns fortalezenses e trouxe à tona a paixão e o orgulho da cultura local, ressaltando a importância desse dia para a identidade e o humor cearense.
Veja como foi!
O Dia da Vaia na ALECE
O projeto de lei 551/24 colocou o dia 30 de janeiro no calendário oficial de eventos do estado. A data passa a ter a possibilidade de marcar a comemoração do Dia Estadual da Vaia Cearense. O projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Ceará em 10 de setembro.
A inicativa, tem como objetivo principal prestar homenagem aos 82 anos do grito emblemático para a cultura do estado. “A vaia cearense, decerto, não nasceu ali, mas é necessário pontuar que, a partir deste acontecimento, a VAIA CEARENSE recebeu a chancela que faz com que seja reconhecida em qualquer lugar do mundo”, afirma o parlamentar na proposição.