Em medida contra a estiagem que atinge o estado e afeta a qualidade da água nos rios da região, o Amazonas tem realizado a instalação de purificadores para comunidades que mais têm sido afetadas com a crise climática.
O Governo do Estado, por meio da Defesa Civil e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), já instalou os equipamentos em cinco comunidades nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) dos municípios de Novo Aripuanã e Manicoré.
As instalações dos purificadores foram feitas ainda no início deste mês, entre os dias 10 e 19, e integram a Operação Estiagem 2024, que foi lançada pelo governador Wilson Lima (União Brasil), em 5 de julho deste ano.
Segundo o Executivo, a ação garante que as famílias dessas áreas ribeirinhas tenham acesso à água potável, essencial para a preservação da saúde e a prevenção de doenças.
“Nosso compromisso é garantir que essas populações tenham acesso à água de qualidade, especialmente em um período de estiagem intensa. Essas iniciativas são parte do esforço contínuo de prestar assistência humanitária”, afirmou o secretário da Defesa Civil do Estado, coronel Máximo.
Com informações da Agência Amazonas