Nesta terça-feira (24), o desembargador Rogério Feitosa Carvalho Mota, do Tribunal Regional Eleitoral, reconheceu a ilegalidade e ordenou a retirada de propaganda de Capitão Wagner (União Brasil) na qual ele associa o seu adversário do PL, André Fernandes, a pedofilia.
O mandado de segurança impetrado por Fernandes questionava a decisão do juízo da 116ª Zona Eleitoral de Fortaleza, que negou direito de resposta ao candidado do PL em face da propaganda de Wagner que mostrava histórico de falas e publicações problemáticas de André.
Sobre a relação com pedofilia, a campanha de Wagner resgatou uma postagem antiga de André em que ele irozina: “tio o que é pedofilia?” “vem ca sobrinha senta no meu colo pra eu te explicar”, diz o post feito no antigo Twitter, no ano de 2012. O print da tal postagem é acompanhado de uma matéria do portal O POVO online, com o título: “Danilo Gentili compara André Fernandes a vilão pedófilo”.
Para o desembargador Rogério Feitosa, “a intenção foi transmitir ao eleitor a percepção que o candidato impetrante [André Fernandes], estaria envolvido com “pedofilia”. Portanto, essa alegação, gravíssima, destaco, revela distorção da realidade, ao induzir a interpretação que as falas de um adolescente, à época o impetrante, seriam pedófilas”.
“Tais publicações excedem o mero embate político e ao direito de informação do eleitorado, com
propósito indisfarçável de danificar a imagem e honra do candidato”, acrescentou.
A decisão que partiu do TRE-CE determinou a suspensão imediata da veiculação do conteúdo da propaganda de campanha de Wagner, tanto no horário eleitoral gratuito, como em todos os outros meios de comunicação.
DIREITA DIVIDIDA
Ex-aliados, Capitão Wagner e André Fernandes agora disputam os votos da parcela conservadora da população de Fortaleza e demonstram animosidade em embates cada vez mais quentes.
A tensão pôde ser observada no último sábado (21), quando, em evento de André, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) disparou contra Wagner, a quem se referiu como “tapioca”.
“Não tenho dúvidas que Fortaleza se tornará a melhor cidade do Brasil. São muitas as perseguições e mentiras contra ele. Da tapioca, do Sarto, que coloca buraco na sua rua. E o André tem se mantido forte. Dia 6 de outubro, Fortaleza fará história elegerá André prefeito”, declarou.
Na ocasião, o candidato do União Brasil foi às redes sociais questionar Fernandes e acusou o adversário de esconder Bolsonaro de sua campanha. “Agora eu pergunto aos que me questionavam ‘porque não bota o Bolsonaro?’. Pergunto, por que o André esconde o Bolsonaro? Porque não coloca o Bolsonaro na propaganda de TV dele? Cadê o verde e amarelo da campanha deles? Campanha que copia até a nossa cor, o azul. Até a cor da minha campanha”, indagou.