A pesquisa State of the Global Workplace 2024 (Estado do Local de Trabalho Global, na tradução do inglês), da consultoria Gallup, mostra que parte dos trabalhadores brasileiros estão passando por emoções negativas relacionadas ao trabalho. Segundo o estudo, 46% dos trabalhadores estão estressados, 25% tristes e 18% com raiva.
A pesquisa entrevistou milhares de trabalhadores, em 160 países, presencialmente ou por telefone, perguntou sobre sua relação com o trabalho e suas emoções em relação a ele.
Quando questionados sobre sua tristeza em relação ao trabalho, 25% dos brasileiros responderam que enfrentam o sentimento no dia a dia. O número colocou o Brasil em 4º lugar entre os países da América Latina. Na frente do Brasil estão: Bolívia, El Salvador e Jamaica.
Bolívia: 32%
El Salvador e Jamaica: empatados com 26%
Brasil: 25%
Ao serem perguntados sobre raiva no meio de trabalho, 18% dos entrevistados dizendo ter experimentado a emoção no dia anterior. Esse resultado deixou o Brasil em 4º lugar atrás de: Bolívia, Jamaica e Peru. As colocações mais baixas foram ocupadas por Uruguai (9%) e México (7%).
Bolívia: 25%
Jamaica: 24%
Peru: 19%
Brasil: 18%
Os trabalhadores brasileiros ainda responderam que passaram por estresse no dia anterior, 46% dos brasileiros afirmaram que sim. Número colocou o Brasil em 7º colocado da lista. Jamaica (35%) e Paraguai (34%) foram os países com menos estresse em seus trabalhadores.
Bolívia: 55%
República Dominicana e Costa Rica: empatados com 51%
Equador e El Salvador: empatados com 50%
Peru: 48%
Brasil: 46%
Na média global, 41% dos trabalhadores disseram sentiram estresse no dia anterior, 21% sentiram raiva e 22% sentiram tristeza.