Nesta segunda-feira (25), o governador Elmano de Freitas (PT) informou por meio das suas redes sociais que o Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará avançou mais do que a média nacional no 2º trimestre de 2024. O crescimento foi de 7,2% sobre o primeiro trimestre.
Elmano fez a transmissão da live em seu Instagram acompanhado de Camilo Santana (PT), ex-governador e ministro da Educação licenciado.
O governador ressaltou que: “Estamos em um momento muito importante para a democracia. Às vezes a pessoa não tem condição para pagar uma passagem, exercer o seu direito de votar longe de onde mora atualmente. Assim, enviamos para a Assembleia um projeto, já votado e aprovado, visando esse direito. Desta maneira iremos garantir também o fortalecimento da democracia brasileira”.
PIB nacional
O PIB do Brasil registrou um crescimento de 1,4% no segundo trimestre de 2024 em comparação com os primeiros três meses do ano. Este é o 12º trimestre consecutivo em que o indicador, que mede a soma das riquezas geradas no país, apresenta alta.
Já em relação ao Estado do Ceará, o mesmo tem crescido se comparado ao ano anterior. No primeiro trimestre de 2024, o estado registrou um aumento de 5,26%, enquanto o Brasil alcançou 2,5%, marcando o melhor desempenho para um primeiro trimestre em 13 anos.
Ainda durante a conversa com a população em suas redes, Elmano sancionou uma lei que garante gratuidade no transporte rodoviário e metroviário intermunicipal no dia das eleições. Essa medida é válida para todos os próximos pleitos.
A gratuidade inclui os serviços interurbanos e metropolitanos, tanto convencionais quanto complementares. Para os transportes interurbanos, a tarifa será isenta da sexta-feira anterior à eleição até às 8h da segunda-feira seguinte. Nos serviços metropolitanos e metroviários, a gratuidade se aplica das 5h até às 18h do dia da eleição.