A Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) realiza nesta sexta-feira (27) uma jornada de aprendizados, com palestras e ações interativas entre profissionais, cuidadores familiares e pessoas com demência. A I Jornada Cearense de Alzheimer para Familiares e Cuidadores de Pessoas com Demência acontece na Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e conta com uma programação à parte, com mesas-redondas, palestras e roda de conversa.
A ação explora estratégias para lidar com os desafios do dia a dia, construindo recursos para o autocuidado. Além de desafiar o estigma que ainda existe na sociedade em relação à pessoa com demência e aos seus familiares e cuidadores.
Luciane Ponte, mestre em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma das palestrantes da I Jornada Cearense de Alzheimer para Familiares e Cuidadores de Pessoas com Demência, explica que a programação foi pensada com carinho para os familiares e os cuidadores e, além disso, aborda conhecimento de estratégias para lidar com os desafios do dia a dia.
“A gente traz muito essa questão da importância do autocuidado que implica diretamente em emprestar o melhor cuidado à pessoa com demência. E, ao mesmo tempo, abordamos a importância de fortalecer os laços com essas pessoas, para que não seja focado apenas no desgaste que essa condição traz para os familiares e cuidadores, mas também um resgate de possibilidades de ofertar esse cuidado como retribuição de curtir momentos”, conclui a psicóloga e uma das palestrantes no dia da ação.
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo site do Gerce 2024.
Serviço:
Data: 27 de setembro
Horário: Conferir programação
Local: Bloco A e B – Universidade de Fortaleza
Laysa Melo, da Redação