MENU

Brasileiro de 15 anos morre em bombardeio de Israel no Líbano, informa governo federal

O adolescente atingido foi identificado como Ali Kamal Abdallah, nascido em Foz de Iguaçu, no Paraná. Ele estava no vale do Bekaa, a leste da capital, Beirute
Ataques israelenses no Líbano mataram pelo menos 72 pessoas e deixaram outras 223 feridas nesta quarta. Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Um adolescente brasileiro de 15 anos morreu durante bombardeios de Israel no Líbano, disseram autoridades do governo federal nesta quarta-feira (25). Ele estava no vale do Bekaa, a leste da capital, Beirute, uma das regiões atacadas pelas tropas israelenses devido à presença de forças do Hezbollah.

O adolescente atingido foi identificado como Ali Kamal Abdallah. Ele nasceu em Foz de Iguaçu, no Paraná. O pai dele, que não é brasileiro, também teria sido morto na ofensiva. De acordo com as autoridades, que falaram sob a condição de anonimato, a embaixada do Brasil em Beirute está prestando assistência aos familiares das vítimas. As circunstâncias e a data das mortes não estão claras.

Ataques israelenses no Líbano mataram pelo menos 72 pessoas e deixaram outras 223 feridas nesta quarta, segundo dados do Ministério da Saúde libanês compilados pela agência de notícias Reuters.

Diante da crise, o governo Lula pediu, nesta semana, para a embaixada brasileira no Líbano fazer um levantamento de quantos cidadãos estariam interessados em voltar ao Brasil. A ideia é fazer um estudo logístico para uma possível missão de repatriação. Por ora, porém, a orientação é que os cidadãos saiam de lá por contra própria -o aeroporto de Beirute está aberto.

Os conflitos no Oriente Médio entraram em uma nova fase na semana passada, quando Israel decidiu intensificar as ofensivas contra o Hezbollah no Líbano. Nos últimos dias, as Forças Armadas israelenses começaram a convocar reservistas para um possível ataque terrestre ao grupo extremista.

Há cerca de 21 mil brasileiros no Líbano, segundo o Itamaraty. Como mostrou a Folha de S.Paulo, brasileiros relatam rotina de medo diário após ataques de Israel. As consequências dos conflitos recentes são mais sentidas no sul libanês, e moradores fogem para o norte.

De acordo com o Acnur, a agência para refugiados, da ONU, centenas de veículos estão presos em filas na fronteira do Líbano com a Síria. Multidões, incluindo mulheres e crianças, chegam a pé e passam noites ao relento.

“Esse derramamento de sangue está cobrando um preço terrível, forçando dezenas de milhares a abandonarem suas casas”, disse Filippo Grandi, alto comissário da ONU para refugiados. “É mais uma provação para famílias que já haviam fugido da guerra na Síria e agora enfrentam um bombardeio no país onde buscaram refúgio. Devemos evitar que essas cenas de desespero e destruição se repitam. O Oriente Médio não pode suportar uma nova crise de deslocamento forçado de pessoas.”

Segundo dados das autoridades libanesas mencionadas pelo Acnur, mais de 27 mil pessoas foram deslocadas em 48 horas.

O Hezbollah é aliado do Hamas, a facção terrorista palestina que realizou os atentados do 7 de Outubro contra o sul de Israel. Ambos os grupos são patrocinados pelo regime do Irã, arqui-inimigo de Tel Aviv.

Com informações da Folhapress

57
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Prefeitura de São Luís celebra aniversário da cidade com semana de shows e grandes atrações
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Teresina não terá aumento da passagem de ônibus, anuncia secretaria
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
‘Evidências do Amor’, filme estrelado por Sandy e Fábio Porchat, tem ar de comédia romântica clássica
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Lugares Pet Friendly para levar seus bichos de estimação em Fortaleza

Notícias relacionadas:

Nobel de Física 2024 premia dupla que desenvolveu métodos para aperfeiçoamento de IA
Mundo
Nobel de Física 2024 premia dupla que desenvolveu métodos para aperfeiçoamento de IA
461944320_1066380941555243_5270011554726891215_n
Mundo
Primeiro voo com repatriados do Líbano pousa no Brasil com 229 pessoas e 3 pets a bordo
Médico acusado pela morte de Matthew Perry se declara culpado
Mundo
Médico acusado pela morte de Matthew Perry se declara culpado
Design sem nome - 2024-10-02T073342.635_Easy-Resize.com
Mundo
Irã ataca Israel com cerca de 200 mísseis; Tel Aviv promete vingança
logo-urbnews-redondo